Eleição de vereador, os mais votados em Campos e novas regras para 2024

FIM DAS COLIGAÇÕES- Campos24H mostra a articulação para 2024 de grupos que miram pré-candidatos que já mostraram cacife com mais de 1.500 votos




Atualização em 04/11/2023, 07h25, Fotomontagem: Campos 24 Horas.


Postado por Fabiano Venancio - A menos de um ano das eleições municipais de 2024, dirigentes partidários, vereadores, suplentes, secretários e lideranças comunitárias com peso eleitoral intensificam os trabalhos e as estratégias para a disputa do próximo ano. O site Campos 24 Horas mostra a nova regra para eleição do ano que vem, com o fim das coligações na eleição para vereador, as articulações dos grupos liderados pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo deputado Rodrigo Bacellar, que deverão ter o controle de pelo menos 12 partidos, além do PT. Entre esses potenciais pré-candidatos, segundo apurou a reportagem do site Campos 24 Horas, as legendas irão concentrar esforços nos pré-candidatos que atingiram pelo menos 1.500 votos nas últimas eleições e estão cacifados para tentar ocupar uma cadeira no Legislativo. A estratégia se deve ao fim das coligações, o que levará cada candidato a se eleger com os próprios votos, sem depender das sobras.  Há também uma articulação para levar a eleição de prefeito para o segundo tuno, e que pode influenciar na eleição de vereador com nominatas que dariam apoio a possível candidatura da deputada Carla Machado. Ao final da página, mostramos ainda a lista dos nomes que atingiram mais de 1.500 votos na última eleição no município. (Leia mais abaixo)


O prefeito Wladimir Garotinho (PP) vai distribuir seus aliados em oito partidos. Dentro e fora do governo, de acordo com levantamento do Campos 24 Horas, o prefeito articula adesões para conquistar até 17 cadeiras no Legislativo na eleição do ano que vem. (Leia mais abaixo)


Os grupos Bacellar e Vianna também se articulam para montar nominatas em pelo menos cinco partidos, que vão abrigar nove vereadores da oposição e lideranças comunitárias que apoiaram seus líderes, os deputado Rodrigo Bacellar e Caio Vianna na última eleição para Alerj e Câmara Federal. (Leia mais abaixo)


Já o PT pode ter a deputada estadual Carla Machado como candidata a Prefeita e, com isso, fortalecer a legenda em busca de pelo menos uma cadeira na Câmara. Por outro lado, há fontes que informam uma articulação para Carla ser candidata pelo União Brasil. Ela teria como reforço pré-candidatos a vereador ligados à uma grande liderança política do município, que teria interesse  em levar a eleição da Prefeitura para o segundo turno. (Leia mais abaixo)


Nestas eleições de 2024, os candidatos a vereador que pegavam carona nos chamados “puxadores de votos” para garantir uma cadeira no Legislativo não terão mais essa possibilidade. (Leia mais abaixo)


Está em vigor a Lei n.º 14.211, de 2021, que muda as regras para distribuição das “sobras” eleitorais que são as vagas não preenchidas pelo critério do sistema proporcional que elege deputados federais, deputados estaduais e vereadores. (Leia mais abaixo)


O aspirante ao cargo terá de somar uma quantia mínima de votos para ser eleito. Pela nova regra, haverá uma espécie de “nota de corte”, que corresponderá a 20% do quociente eleitoral – total de votos válidos dividido pela quantidade de cadeiras na Câmara. O objetivo é impedir que candidatos com poucos votos sejam eleitos no Legislativo. (Leia mais abaixo)


PARTIDOS - "Nossa meta é eleger de três a quatro vereadores em Campos e manter o vice-prefeito e nosso filiado Frederico Paes na chapa que busca a reeleição com o prefeito Wladimir Garotinho”, disse o vereador Silvinho Martins, presidente do diretório municipal do MDB,  em recente entrevista. (Leia mais abaixo)


No PT, a prioridade nestas eleições para a Câmara é preencher a lacuna deixada pelo sindicalista José Maria Rangel que na eleição de 2020 alcançou a marca de 2.934 votos, mas não foi eleito e não irá concorrer este ano porque optou por continuar no cargo que ocupa numa das assessorias da Petrobras. (Leia mais abaixo)


Entre os pré-candidatos cotados para manter este capital político eleitoral da disputa de 2020, está o secretário de Comunicação do partido, Gilberto Gomes. (Leia mais abaixo)


De ânimo renovado com a volta ao poder federal após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as projeções dos petistas apontam para eleger pelo menos um vereador em 2024. (Leia mais abaixo)


No Psol, o espírito e o foco são os mesmos: eleger um vereador na disputa do próximo ano. O nome mais cotado é o da professora universitária Natália Soares, que foi candidata a prefeita nas últimas eleições com 11.622 votos. (Leia mais abaixo)


Assim, os partidos e candidatos precisarão rever estratégias para aumentar sua votação para serem eleitos. Então, a eleição do próximo ano, segundo os especialistas, será uma das mais disputadas dos últimos tempos. (Leia mais abaixo)


CANDIDATOS QUE ALCANÇARAM MAIS DE 1.500 VOTOS NA ÚLTIMA ELEIÇÃO: 

Abdu Neme – 5.574 

Anderson de Matos – 4.905 

Marquinhos Bacellar – 4.836 

Igor Pereira – 3.271 

Maicon Cruz – 3.122 

Rogério Matoso - 3.086 

Bruno Vianna – 3.085 

José Maria Rangel - 2.934 

Fábio Ribeiro – 2.537 

Cabo Alonsimar – 2.459 

Fred Rangel – 2.345 

CV da Direita- 2.292 

Marcione da Farmácia - 2.278 

Silvinho Martins- 2.195 

Pastor Marcos Elias – 2.190 

Helinho Nhaim – 2.171 

Bruno Pezão - 2.140 

Néia – 2.134 

Marcelo Perfil – 1.946 

André Oliveira – 1.938 

Nildo Cardoso - 1.934 

Rosilane do Renê – 1.931 

Fred Machado – 1.927 

Marquinho do Transporte - 1.866 

Beto Abençoado - 1.805 

Fabinho Almeida – 1.801 

Alvaro César – 1.787 

Rafael Thuin – 1.738 

Vamos Juntas – 1.728 

Dandinho de Rio Preto – 1.724 

Jorginho Virgilio – 1.592 

Diego Dias – 1.591 

Kassiano Tavares – 1.546 

Tôny Siqueira – 1.539 

Abu 1.535 

Sub Jackson – 1.526