Vereador diz ter sofrido ataque a tiros em festa de aniversário

O vereador carioca Gabriel Monteiro (PSD) disse que sofreu um atentado na noite deste domingo (1º) em Quintino, na Zona Norte do Rio. O carro usado pelo vereador ficou com marcas de bala. Ninguém ficou ferido.(leia mais abaixo)

À polícia, Gabriel Monteiro afirmou que fazia uma festa de aniversário para uma menina de família carente no bairro quando bandidos atacaram.(leia mais abaixo)

“Quando a gente chegou, a princípio estava tudo tranquilo. Após 30 minutos, bandidos fortemente armados nos encurralaram e atiraram na gente de fuzil e de pistola. Gritaram em vários momentos que eu iria morrer”, disse à TV Globo.(leia mais abaixo)

Segundo o vereador, pelo menos 10 viaturas da PM foram ao local.(leia mais abaixo)

A Polícia Civil afirmou que testemunhas já foram ouvidas e que fará uma perícia no local do incidente. O caso foi registrado na 29ª DP (Madureira) como tentativa de homicídio.(leia mais abaixo)

Alvo no Conselho de Ética
O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores analisa seis situações em que Monteiro pode ter quebrado o decoro do cargo. Ele realiza vistorias — com recursos da Casa — e as registra em suas redes sociais.(leia mais abaixo)

Um dos episódios sob análise foi uma briga com um caminhoneiro na porta de um bingo clandestino em Copacabana.(leia mais abaixo)

Imagens mostram Monteiro chegando acompanhado de cinegrafistas e seguranças ao local onde funcionava o bingo. Pelo menos três deles usam toucas-ninja.(leia mais abaixo)

À polícia, o vereador afirmou que esteve no endereço porque teve informação de que haveria um bingo em funcionamento no local e que encontrou o caminhoneiro Carlos Henrique Santos Araújo com diversas caixas de máquinas caça-níquel.(leia mais abaixo)

Segundo o vereador, o motorista o ameaçou. Na delegacia, o homem afirmou que foi abordado pelo parlamentar e perguntado sobre quem era o chefe. E que o grupo de Gabriel Monteiro o agrediu com socos e chutes.
Segundo o motorista, a abordagem foi truculenta e o vereador o ameaçou. “Fala tudo, senão eu te coloco na mala do carro”, teria dito o vereador, segundo o caminhoneiro.(leia mais abaixo)

Os vídeos mostram que o motorista deu um soco no vereador, que revidou com chute. O inquérito de lesão corporal mútua foi encaminhado para o Juizado Especial Criminal.(leia mais abaixo)

A polícia também investiga se um dos integrantes da equipe que acompanha Gabriel Monteiro nas fiscalizações é Daniel Aleixo Guimarães, que aparece armado em algumas fotos e, em outras, com Monteiro. O suposto segurança do parlamentar é acusado de matar, em 2015, um ex-prefeito de Macuco, na Região Serrana. Ele chegou a ser preso, mas responde em liberdade.(leia mais abaixo)

Em abril, o RJ2 mostrou que, durante a pandemia, o vereador fazia fiscalizações em hospitais — sem usar equipamentos de proteção e provocando aglomerações em áreas destinadas a pacientes com Covid. Também foi a abrigos à noite, quando os moradores já estavam dormindo.(leia mais abaixo)

O Conselho de Ética analisa as vistorias feitas pelo vereador, mas até agora nenhum processo foi aberto.(leia mais abaixo)

Outro ponto polêmico é o fato de Gabriel Monteiro usar a prerrogativa do cargo em benefício próprio — para ganhar dinheiro. Todas as supostas fiscalizações são filmadas e viram vídeos monetizados em redes sociais.(leia mais abaixo)

“No caso do vereador Gabriel Monteiro, já chamamos pra conversar, ele foi alertado sobre procedimentos incompatíveis, e o que vale para um vale para todos. Não perseguimos ninguém, mas temos que agir com firmeza com todos casos”, afirmou o vereador Chico Alencar (PSOL), membro do Conselho de Ética.

Fonte: G1