Vacinas contra gripe e Covid-19 e de rotina estão disponíveis no final de semana

Neste sábado (15) e domingo (16), crianças, adolescentes e adultos poderão atualizar a caderneta de vacina em Campos. Os imunizantes do calendário de rotina e os que protegem contra gripe e Covid-19 estão disponíveis na Clínica da Criança, em Guarus, e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho, das 8h às 17h. O atendimento é por livre demanda. (leia mais abaixo)

Devem receber a vacina Influenza, que previne contra a gripe, todas as pessoas com idade acima dos 6 meses. Já a vacinação contra a Covid-19, pode ser feita por crianças de 6 meses a 2 anos. Elas são vacinadas com a Pfizer Baby e devem respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose. Para receber a 3ª dose, o prazo é de, no mínimo, oito semanas.(leia mais abaixo)

Também estão liberadas a 1ª, 2ª e 3ª dose da Coronavac para crianças de 3 e 4 anos. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de 28 dias. As crianças de 5 e 11 anos são imunizadas com a Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas. A 3ª dose, que é o reforço de ambos os imunizantes, deve ser administrada quatro meses após a 2ª.(leia mais abaixo)

Para as pessoas acima de 12 anos estará disponível a 1ª dose do esquema vacinal. Já aqueles que irão receber a 2ª dose, antes devem verificar a data no cartão de vacina ou respeitar o prazo de cada imunizante que, no caso da AstraZeneca, é de dois meses ou mais. Da Coronavac, o prazo é de 28 dias entre uma dose e outra. Para quem recebeu a Pfizer e tem 18 anos ou mais, o intervalo é de 30 dias. Já para os adolescentes de 12 a 17 anos vacinados com a Pfizer, o prazo é de dois meses. Quem recebeu a dose única da Janssen, o intervalo para tomar a 2ª dose é de dois meses.(leia mais abaixo)

A vacina bivalente é para as pessoas com 12 anos ou mais. Deve ser respeitado o prazo de quatro meses a partir da aplicação da 2ª dose do esquema vacinal primário ou da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose).(leia mais abaixo)

As vacinas de rotina são destinadas às pessoas com idade a partir dos 2 meses. São elas: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Varicela e DTP. Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.(leia mais abaixo)

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes.