Tomar café pode retardar risco de desenvolver Alzheimer

Uma pesquisa australiana descobriu que o café pode ajudar a retardar o desenvolvimento de Alzheimer.(leia mais abaixo)

O estudo liderado pela Dra. Samantha Gardener, da Edith Cowan University, mostra que o consumo da bebida afetou a taxa de declínio cognitivo em mais 2 mil australianos ao longo de dez anos, revelando resultados promissores.(leia mais abaixo)

A Dra Gardener, disse que os resultados mostraram uma associação entre o café e vários marcadores importantes relacionados à doença de Alzheimer.(leia mais abaixo)

Resultados
O estudo apontou que pessoas que consumiam mais café tinham menos problemas de memória.(leia mais abaixo)

“Descobrimos que participantes sem problemas de memória e com maior consumo de café no início do estudo tinham menor risco de transição para comprometimento cognitivo leve – que geralmente precede a doença de Alzheimer – ou desenvolver a doença de Alzheimer ao longo do estudo” , disse ela.(leia mais abaixo)

Atenção e autocontrole
Beber mais café deu resultados positivos em relação a certos domínios da função cognitiva, especificamente a função executiva que inclui planejamento, autocontrole e atenção.(leia mais abaixo)

A maior ingestão de café também parecia estar ligada à desaceleração do acúmulo da proteína amilóide no cérebro, um fator-chave no desenvolvimento da doença de Alzheimer.(leia mais abaixo)

Gardener disse que embora mais pesquisas sejam necessárias, o estudo foi encorajador porque indicou que beber café pode ser uma maneira fácil de ajudar a retardar o início da doença de Alzheimer.(leia mais abaixo)

“É uma coisa simples que as pessoas podem mudar” , disse ela. (leia mais abaixo)

“Pode ser particularmente útil para pessoas que correm o risco de declínio cognitivo, mas não desenvolveram nenhum sintoma. Podemos ser capazes de desenvolver algumas diretrizes claras que as pessoas podem seguir na meia-idade e, com sorte, ter um efeito duradouro. ”

Fonte: Só Botícia Boa