Pampolha: novo candidato a vice de Cláudio Castro

Cinco dias após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferir o registro da candidatura de Washington Reis (MDB) como vice-governador, a chapa de Cláudio Castro (PL) definiu o nome do deputado estadual Thiago Pampolha (União Brasil) como novo parceiro da coligação. (Leia mais abaixo)

Pampolha está no seu terceiro mandato de deputado estadual. Na primeira legislatura, em 2010, tornou-se o mais jovem parlamentar da história da Alerj. (Leia mais abaixo)

Em 2017, assumiu a Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude. Na biografia disponível em sua página na Alerj, é dito que “Thiago tem como base de tudo a família, os preceitos cristãos e a transparência no serviço público” e “compromisso e respeito com a valorização da vida, do meio ambiente e defesa da Dignidade Humana”. (leia mais abaixo)

Washington Reis inelegível – Anunciado no dia 29 de junho como candidato a vice-governador na chapa de Cláudio Castro, o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis representava a união do PL com o MDB na eleição para o governo do Rio de Janeiro. (leia mais abaixo)

Contudo, o nome de Reis na chapa não resistiu por muito tempo. Na última terça-feira (6), sete desembargadores do TRE-RJ votaram por unanimidade pelo indeferimento do registro da candidatura de Washington Reis como vice-governador. (leia mais abaixo)

Reis foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime ambiental e loteamento irregular quando era prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o que o enquadrou na lei de Ficha Limpa, tornando-o inelegível. (leia mais abaixo)

Na semana passada, um recurso do ex-prefeito foi analisado na Segunda Turma do STF, que formou maioria para manter a condenação. Com essa decisão, os desembargadores do TRE-RJ entenderam que um candidato ficha suja não pode concorrer a nenhum pleito.