
A sede administrativa com parte das instalações danificadas, o patrimônio em condições lastimáveis, a total ausência de livros contábeis com indícios de supostas práticas irregulares por parte da diretoria passada. Foi este o quadro encontrado pela atual diretoria do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais (Siprosep), que tem à frente a técnica em radiologia Elaine Leão, que completa nesta quinta-feira (09) um ano de gestão. O desafio maior é mobilizar a categoria a fim de recuperar as perdas salariais ao longo de seis anos sem reajuste que já somam 32%, além do pagamento integral do 13º salário e o Plano de Carlos e Salários. O conjunto de problemas e queixas dos servidores é variado, assim como o sindicato ouve os problemas e inquietações dos trabalhadores. Nesta entrevista, Elaine e diretores do Siprosep fazem uma balanço das ações nos últimos 12 meses e falam sobre a missão desafiadora que move a atual diretoria, que surgiu de um grupo insatisfeito com os rumos do sindicato na gestão anterior, e começou a se reunir no Edifício Ninho das Águias, cuja origem se deu na criação de uma Associação de Servidores Municipais, com razão social, CNPJ e tudo mais. (leia mais abaixo)
A Associação se somou ao Siprosep nas lutas dos servidores, mas como o sindicato era quem institucionalmente representava o servidor, inconformados com os resultados e a atuação da diretoria anterior, os próprios servidores passaram a aderir à Associação. “Muitos deles aderiram a associação, mas se desfiliaram do Siprosep, ficando sem direito a voto e tornando a disputa da eleição mais dura e acirrada. Poderíamos ter vencido com mais facilidade, mas por isso conseguimos vencer com muito sacrifício — lembra o diretor Denílson Maciel. (leia mais abaixo)
Ainda assim, até a posse não faltou tentativa da chapa derrotada em “melar” a eleição na Justiça. Ao fim e ao cabo da disputa, o desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto, da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou que a atual diretoria fosse legitimamente empossada. “Inclusive notamos à época que o então prefeito Rafael Diniz ficou um tanto temeroso com a nossa eleição porque, afinal, éramos e somos até hoje um grupo mais aguerrido, com uma capacidade de enfrentamento e um perfil bem diferente da diretoria anterior”, lembra ainda Maciel. (leia mais abaixo)
Ao longo destes 365 dias, o Siprosep só cresceu com um somatório de mais de 500 novos associados e ações mais incisivas na luta pelos direitos dos servidores. Entre estas ações estão o Sindicato Itinerante, que consiste em visitas semanais de diretores às repartições, unidades escolares e de saúde, entre outras, para conhecer de perto as demandas dos servidores e adiante buscar soluções para suas reivindicações. (leia mais abaixo)
— Independentemente das questões salariais, gratificações e outros benefícios e reivindicações naturais dos servidores há outros casos, como as reclamações sobre as condições de trabalho e até mesmo assédio moral, onde nós lhe prestamos todo apoio e colocamos nosso departamento jurídico à disposição do servidor para tentar conversar com o seu superior, comunicando a queixa antes de adotar as providências administrativas ou judiciais. Afora isso, mostramos ao servidor os benefícios e vantagens que o sindicato lhe proporciona como atendimento jurídico, assistência jurídica, atendimento médico e social”, esmiuçou a diretora Deise Vânia. (leia mais abaixo)
Há ainda os descontos especiais em laboratórios e farmácias conveniadas com o Sinprosep. No Hemoclin, por exemplo, basta o associado levar o seu contracheque para ser beneficiado com um desconto de 40% num exame. Há descontos em farmácias e outros estabelecimentos com quem temos parceria— explicou ainda Deise. (leia mais abaixo)
Transformar as lutas em resultados e conquistas é a missão mais desafiadora do Siprosep. “É a partir daí que mostramos a necessidade de o servidor se associar ao Siprosep, participando da vida dele. Porque sem o servidor, o sindicato não faz nada sozinho”, acrescentou Deise. (leia mais abaixo)
Mas no Siprosep há espaço também para a solidariedade e acolhimento ao servidor. Neste momento em que muitos dos trabalhadores estão ganhando até menos que o salário mínimo, em razão da defasagem salarial pela falta de reposição ao longo de penosos seis anos, outros sofreram mais ainda com os atrasos de salários no governo anterior, o sindicato abre suas portas para o acolhimento com a campanha de arrecadação de alimentos que fez para dar apoio a estes servidores em situação de vulnerabilidade. (leia mais abaixo)
Em outras situações, o Siprosep conta com o seu Departamento de Serviço Social, que atende o servidor mais sacrificado. “É feito um levantamento criterioso de seu histórico, de sua renda e suas condições de vida e, a partir desta coleta de dados, encaminhamos uma solução para o problema, seja de acesso a alimentação ou outras necessidades essenciais”, explicou Denílson Maciel. (leia mais abaixo)
Há ainda outras campanhas que nasceram dos próprios diretores e associados, sem a participação formal do Siprosep, como a iniciativa de arrecadação de recursos para pagamento de cinco contas de luz em atraso de um servidor que enfrentava um câncer. (leia mais abaixo)
O Siprosep conta ainda com uma sede social, próximo à Rodovia BR-101, no KM 8, que proporciona ao servidor atividades de recreação e lazer com piscina, bar, churrasqueira, sauna e campo de futebol, que tem sido reformado pela atual diretoria. (leia mais abaixo)
Neste período de um ano, o Siprosep, que conta com mais de 5.460 associados, contou com a adesão de mais de 500 novos servidores que também passaram a acreditar no mote de campanha da diretoria: “O servidor agora tem voz no Siprosep”. (leia mais abaixo)
— Nós decidimos estabelecer canais diretos com o servidor. Além de nossa presença física diária aqui no sindicato, há as nossas reuniões semanais, onde qualquer um de nós aqui pode ser encontrado, além de ampliamos nossa comunicação através do WathsApp, Face Book, Instagram e outras plataformas disponíveis nas redes sociais — concluiu Elaine. (leia mais abaixo)
O vice-presidente Genevaldo Marins acrescenta ainda que, com base na proposta de transparência total nas ações do sindicato, uma das bandeiras de campanha da atual diretoria, “o novo site do Siprosep será montado em breve, com um novo layout, onde ficarão disponíveis as notícias atualizadas do sindicato, bem como será aberta uma janela onde o servidor terá acesso a processos judiciais de seu interesse”.