Royalties: Sarney diz que veto será votado este ano

quarta-feira, 05 de dezembro de 2012 (Foto: José Cruz/ABr)

Veto parcial de Dilma ao projeto que altera a distribuição dos recursos dos royalties do petróleo pode ocorrer somente em 2013

Pressionado pelos parlamentares e pelos governadores de 24 Estados não produtores de petróleo, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), declarou nesta quarta-feira, dia 5, a que a votação do veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao projeto que altera a distribuição dos royalties do petróleo será feito até o dia 22 de dezembro. O veto garantiu aos Estados produtores, como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, a manutenção das receitas dos poços já licitados.

A derrubada do veto enfrenta resistências do governo que trabalha para impedir sua votação daqui a duas semanas, antes do início do recesso parlamentar. “Evidente que somos contra derrubar o veto feito pela presidente Dilma”, afirmou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que foi o relator do projeto dos royalties na Câmara.

Governistas ligados ao Palácio do Planalto, em especial os petistas, apostam que Sarney irá empurrar a votação do veto, deixando o imbróglio para seu sucessor. A não colocação do veto em votação poderá até ser usada em troca do apoio da presidente à candidatura de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado. Sarney deixará o cargo no dia 1º de fevereiro, quando será eleito seu sucessor. A avaliação é que Sarney “não vai arranjar encrenca com a Dilma nem afrontar a presidente” às vésperas deixar o cargo.