“Mais que qualificação, ganhamos conhecimento para a vida, adquirimos amigos e formamos uma nova família. Graças ao Qualifica Jovem, hoje vejo uma direção que sei que posso seguir. A Fundação abre portas para nós”. O depoimento é da adolescente Iara Viana, aluna do curso de Informática básica, que esteve entre os 150 jovens que receberam, na noite desta quinta-feira (5), na Câmara de Vereadores, o certificado de conclusão dos Cursos Livres de Qualificação da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).
A certificação marca a conclusão dos cursos de: Cabeleireiro masculino; Cabeleireiro feminino; Corte e costura; Gastronomia; Informática básica; Instalação elétrica automotiva; Mecânica automotiva; Manicure e pedicure; Pintura automotiva e industrial; e Produção gráfica.
“Gostaria de dedicar a formação de vocês, jovens, aos seus instrutores. Muito me orgulha saber que o ensinamento passado para vocês por eles vai muito além do ofício. Levem todo aprendizado adquirido para a vida. Conquistem seus espaços e sigam em busca de seus sonhos”, incentivou a presidente da Fundação, Suellen André de Souza.
O coordenador do programa Qualifica Jovem, Victor Bessa, agradeceu a presença da família no evento. “Esta é a terceira formatura das atividades do Qualifica Jovem desenvolvidas na sede da FMIJ que nossa gestão realiza. Para a nossa felicidade, temos muitos pais e parentes dos jovens aqui presentes. Continuem acreditando e participando ativamente da educação de seus filhos. Esse envolvimento é de suma importância para o crescimento deles, tanto pessoal quanto profissional”, observou.
Inscrições — Na próxima segunda-feira (9), o programa Qualifica Jovem abre inscrições para cursos gratuitos na sede da FMIJ. As vagas são limitadas e serão distribuídas conforme a procura, até encerrarem. Interessados devem comparecer à sede da Fundação, acompanhados dos responsáveis, das 9h às 16h, munidos da seguinte documentação: cópias do RG, CPF e certidão de nascimento do aluno; declaração escolar atual e atestado médico do adolescente; número do NIS (Bolsa Família), caso possua; e três fotos 3×4 do estudante. Já o responsável deve apresentar: cópias do RG,CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.