Centro: Tapetes de Corpus Christi são confeccionados

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) participa do 4º Circuito Corpus Christi de Tapetes Sustentáveis, nesta quinta-feira (15). As escolas de Campos vão se reunir para a confecção de 14 tapetes na Rua Barão de Miracema, próximo à Beneficência Portuguesa. A preparação teve início às 8h e a procissão de Corpus Christi sairá do Santuário de Adoração, na Rua Carlos de Lacerda, às 16h.

O setor de Animação Cultural coordena o trabalho de montagem dos tapetes da Educação e se responsabiliza pela maior parte da ampliação de desenhos que servem de base para a ornamentação. Entre os materiais utilizados para decorar os tapetes estão a areia, dolomita e diversos tipos de produtos recicláveis. Cada tapete terá a medida de 5X3 metros e, entre cada um deles, será feita uma passarela ornamentada de 8 a 10 metros de comprimento. Entre os cuidados na hora da decoração dos tapetes está a escolha das tintas — nenhuma pode ser tóxica para não prejudicar a reutilização dos produtos como adubo — como explica a gerente de Animação Cultural, Manuela Felix.

— Usamos materiais que serão reciclados ou transformados em adubo após a procissão. Temos que ter atenção aos produtos que vamos usar, nada pode ser tóxico para não prejudicar a terra dos produtores que receberão esse material — comenta Manuela.

O momento de confecção dos Tapetes de Corpus Christi é entendido não só como um momento religioso, mas também como de troca entre diretores, pedagogos, professores, alunos e demais funcionários de uma escola. O momento de interação fora da sala de aula é valorizado pela gestão, como comenta o subsecretário pedagógico da Smece, Rafael Damasceno.

— Entendemos que os momentos educativos acontecem em diversas oportunidades. Sempre que podemos desenvolver a educação fora de seu conteúdo padronizado favorecemos o ensino — relatou o subsecretário.

As escolas municipais também estarão representadas em outras localidades como Goitacazes, Farol de São Thomé e Santa Maria, que tem suas próprias celebrações de Corpus Christi.

Fonte: Comunicação PMCG