Profissionais da Educação podem atualizar o cartão de vacinação na Seduct

Profissionais da Educação das Redes municipal, estadual, federal e particular têm mais um local para atualizar a caderneta de vacinação com as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, incluindo a gripe, que agora está liberada, a partir dos seis meses de idade. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) através do Programa Saúde na Escola (PSE) está disponibilizando as vacinas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. (Leia mais abaixo)

Para isso, basta ir até o local levando documentos pessoais e também um comprovante do vínculo com qualquer uma das redes de ensino. O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explica que a imunização é um direito das crianças e adolescentes e o programa vem buscando junto com à subsecretaria de Vigilância em Saúde estimular que profissionais da educação e alunos, procurem estar em dia com suas cadernetas de vacinação. (Leia mais abaixo)

“Além da vacinação itinerante que percorre as escolas e creches, dentro da Secretaria de Educação funcionamos com um polo que é mais um local de acesso às vacinas do calendário nacional de imunização. A equipe de enfermagem também realiza ações mediante agendamento nas unidades, ressaltando a importância da vacinação como por exemplo, o projeto “Principais Doenças da Infância”, que além de outras temáticas, aborda a importância da imunização.   Essas atividades corroboram para promover que os escolares tenham esse direito garantido”, ressaltou João. (Leia mais abaixo)

Enfermeira do PSE, Iasmini Caldas Soares, diz que a vacinação é a melhor forma de prevenir e controlar várias doenças graves, o que ocasiona na diminuição das complicações e hospitalizações. Ela falou sobre o esquema de vacinação nas escolas e creches.(Leia mais abaixo)

“Com agendamento prévio, uma equipe de vacinação é disponibilizada em parceria com a Seduct e a Secretaria de Saúde, para que ocorra a vacinação nas unidades escolares municipais com todas as vacinas do calendário nacional de imunização, incluindo a vacina trivalente contra a gripe. Temos também uma equipe disponível na secretaria com todas as vacinas para funcionários e alunos de qualquer rede de ensino. A equipe de enfermagem do PSE realiza ações de conscientização com os responsáveis e funcionários para aumentar a demanda e consequentemente o número de alunos vacinados. É preciso que as informações sejam replicadas e a educação em saúde seja constante, costumo dizer que vacinar é um ato de amor”, finalizou a enfermeira.