O futuro prefeito da cidade de Laranja da Terra, na Região Serrana do Espírito Santo, foi eleito com apenas sete votos de diferença do segundo candidato nas eleições do último domingo (6). Joadir Lourenço (PSDB), recebeu 4.028 votos enquanto o segundo colocado, Florisvaldo Kester (MDB) teve 4.021 votos. Três candidatos disputaram o pleito na cidade.(leia mais abaixo)
O candidato que ocupou o terceiro lugar, Helder Perozini (PL), teve 100 votos. Confira abaixo os dados completos da votação na cidade:(leia mais abaixo)
- Joadir Lourenço (PSDB) – 49,43% – 4.028 votos
- Florisvaldo Kester (MDB) – 49,34% – 4.021 votos
- Helder Perozini (PL) – 1,23% – 100 votos
O pleito teve 161 votos nulos (1,92%) e 72 votos em branco (0,86%). A abstenção foi de 1.193 eleitores, 12,46% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.(leia mais abaixo)
O município tem 11.094 habitantes segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.(leia mais abaixo)
O prefeito eleito Joadir Lourenço tem 60 anos, é casado, tem dois filhos e ensino médio incompleto. Ele declarou à Justiça Eleitoral que é agricultor. Antes de ser prefeito, Lourenço foi vereador na cidade por três mandatos seguidos – foi eleito em 1996 e ficou no cargo até 2008 – sendo também Presidente da Câmara.(leia mais abaixo)
Em 2008 foi eleito prefeito pela primeira vez e foi reeleito em 2012. O candidato vai voltar a assumir a prefeitura da cidade pela terceira vez em janeiro de 2025.(leia mais abaixo)
Joadir Lourenço recebeu a notícia da vitória em casa, com amigos. O candidato comentou que imaginava que a disputa seria acirrada, mas ficou surpreso ao ver que a diferença da votação foi de sete votos.(leia mais abaixo)
“Eu sabia que era uma disputa acirrada, mas esperava uma diferença maior, de pelo menos uns 200 votos. Acho que ninguém esperava uma diferença dessas. Eu estava preparado para qualquer resultado, mas ganhar assim é melhor ainda”, falou.(leia mais abaixo)
“Acho que isso mostra para os políticos que todo voto tem valor. Um voto é muito importante e fazer a diferença. Às vezes as pessoas deixam de votar e isso poderia mudar uma eleição”, pontuou.(leia mais abaixo)
Disputas acirradas
Outras cidades do interior do estado registraram uma diferença de menos de 100 votos entre o prefeito eleito e o segundo colocado. São elas: Divino de São Lourenço, no Sul do Espírito Santo e Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana.(leia mais abaixo)
Em Divino de São Lourenço, a diferença entre o prefeito eleito, Dudu Queiróz (PSB), para o segundo colocado, Sebastião Mutuca (PP) foi de 58 votos. Dudu Queiróz recebeu 2.181 votos (50,67%) e Sebastião Mutuca 2.123 (49,33%). Apenas os dois candidatos disputaram o pleito no município.(leia mais abaixo)
Divino de São Lourenço possui a menor população do estado, com apenas 5.083 habitantes, segundo dados do Censo 2022 do IBGE. A votação no município teve 4.304 votos válidos, sendo 93 nulos (2,10%) e 37 em branco (0,83%).(leia mais abaixo)
Já em Santa Maria de Jetibá, a diferença entre o prefeito eleito, Ronan Fisioterapeuta (PL), para o segundo colocado, o candidato Hans Dettmann (Republicanos), foi de 63 votos. Ronan Fisioterapeuta recebeu 9.074 votos (37,74%) e Hans Dettmann 9.011 votos (37,48%).(leia mais abaixo)
A disputa em Santa Maria de Jetibá contou com outros dois candidatos: Joel Ponath (PSB), que teve 3.643 votos (15,15%) e Rogerio Schereder (Podemos), com 2.314 votos (9,62%).(leia mais abaixo)
A votação na cidade teve 24.042 votos válidos, com 634 nulos (2,50%) e 638 em branco (2,52%). O município tem 41.636 habitantes segundo o último censo do IBGE.
Fonte: G1