O Espírito Santo perdeu o Porto Offshore de Itaipava, que suspendeu suas operações no município de Itapemirim e deve se instalar no Porto do Açu, segundo o jornal ES Hoje. O empreendimento portuário para atendimento à indústria de exploração e produção de petróleo e gás seria realizado pela empresa Edison Chouest Offshore e, inicialmente, iria gerar cerca de 1,5 mil vagas de trabalho. (leia mais abaixo).
A empresa norte-americana decidiu transferir o investimento para o Porto Açu, em São João da Barra (RJ). De acordo com o deputado estadual da região, Theodorico Ferraço (DEM), no dia 9 de abril, a Edison Chouest assinou contrato com o porto do Norte Fluminense para a criação de uma base de apoio offshore, investimento de R$ 950 milhões. (leia mais abaixo).
Segundo o parlamentar, a desistência é justificada pela demora do início das obras do Contorno Rodoviário de Itaipava e do sistema de abastecimento de água na região.
“Por anos e meses alertei as autoridades competentes sobre a possibilidade de perdermos tão importante implantação de infraestrutura portuária para o Estado, devido à demora em iniciar a construção do Contorno Rodoviário de Itaipava, a falta das autorizações ambientais necessárias e a criação do sistema de abastecimento de água. Infelizmente nada aconteceu. Aqueles que poderiam tomar as providências cabíveis não me levaram a sério”, criticou o democrata.
A matéria cita ainda que as secretarias estaduais de Desenvolvimento, Fazenda e Planejamento do Espírito Santo foram procuradas, mas não comentaram a saída do porto de Itapemirim. A prefeitura municipal não respondeu o questionamento da reportagem.