Após cinco anos e sete meses desde a inauguração da última UPP, a da Vila Kennedy, já extinta, a Polícia Militar deu início à implantação de três novas unidades, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, na última sexta-feira. Em um cenário de readequação e recuo desde meados de 2018, com o fim de algumas bases, o governador Wilson Witzel acenou com uma retomada do projeto. Para isso, optou por localidades conflagradas de Angra, indo contra estudos da própria PM. O primeiro diagnóstico feito pela corporação, em 2017, quando o programa dava sinais de desgaste, apontou a necessidade de extinguir justamente as unidades em áreas mais violentas.
Apesar disso, o governador começou a articular a implantação das UPPs no balneário na semana anterior ao Natal, após mais um episódio de violência. Segundo fontes ouvidas pelo EXTRA, a novidade pegou de surpresa integrantes da cúpula da PM, alheios aos planos dele.
O anúncio da chegada das unidades na Costa Verde do Rio foi feito no dia 23, com a presença do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (MDB), e dos secretários de Polícia Civil e Militar. Witzel não conseguiu comparecer e participou por videoconferência. Com vistas à reeleição, de acordo com a coluna “Extra, Extra”, da jornalista Berenice Seara, Jordão está apostando nas UPPs para conseguir um novo mandato. Em postagem feita no Facebook, o político ressaltou que, apesar da Segurança Pública ser de responsabilidade do estado, vem trabalhando “em parceria” com Witzel nas UPPs. Ele assumiu a responsabilidade de reformar os imóveis que serão usados como bases das unidades.