PF faz ação contra extração ilegal de areia na região serrana do Rio

Nesta terça-feira, 10/10, a Polícia Federal deflagrou a Operação Rio Preto com o objetivo de combater a extração irregular de bens minerais da União e a evolução do dano ambiental decorrente desta prática, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.(leia mais abaixo)

Na ação de hoje, cerca de 100 policiais federais cumprem 22 mandados de busca e apreensão expedidos pela Primeira Vara Federal de Teresópolis/RJ, nas cidades de Petrópolis/RJ e São José do Vale do Rio Preto/RJ. Além dos mandados, o juízo determinou a indisponibilidade de sete caminhões identificados durante as investigações, os quais eram utilizados para o transporte do material extraído ilicitamente.(leia mais abaixo)

Dois alvos dos mandados de busca e apreensão foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. (leia mais abaixo)

Além dos delitos de usurpação de bens pertencentes à União e crimes ambientais relacionados, também é apurada a prática de corrupção por parte de servidores públicos, assim como tráfico de drogas, caça de espécimes da fauna silvestre, posse e comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.(leia mais abaixo)

Durante as investigações, foi possível identificar uma estrutura permanente montada para a prática dos delitos contra a natureza, composta por executores, financiadores, olheiros e receptadores.(leia mais abaixo)

O nome da Operação retrata a origem do município, que vem do rio que corta a cidade, o Rio Preto – objeto de devastação e exploração irregular na busca por lucros ilícitos.