Pesquisa no RJ: Witzel segue à frente de Paes, mas diferença cai 8 pontos

A diferença entre Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) caiu oito pontos percentuais, mostra pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira. Witzel somou 56% dos votos válidos, enquanto Eduardo Paes foi a 44%. O resultado mostra um crescimento de 4 pontos percentuais do ex-prefeito da capital, acima da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo GLOBO e pela TV Globo.

A pesquisa ouviu 1512 eleitores em 41 municípios fluminenses entre os dias 20 a 23 de outubro de 2018. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR‐07484/2018. O nível de confiança é de 95%.

Nos votos totais, Wilson Witzel (PSC) tem 48% das intenções de voto, enquanto Eduardo Paes (DEM) ficou com 38%. Brancos e nulos somam 11% e 3% dos entrevistados não sabe ou não respondeu à pesquisa.

No último levantamento do Ibope, feito entre 15 e 17 de outubro, a diferença entra de 20 pontos entre os candidatos, com Witzel marcando 60% dos votos válidos e Paes, 40%. Nos votos totais. Nos votos totais, Witzel havia marcado 51% das intenções de voto, enquanto Paes tinha 34%.

Rejeição

De acordo com os dados do Ibope, 46% dos entrevistados disseram que não votariam em Eduardo Paes de jeito nenhum. Declararam votar com certeza no ex-prefeito do Rio 23% dos eleitores. Outros 17% afirmaram que podem votar nele, e 12% declararam não conhecê-lo o suficiente para opinar. Não souberam ou não opinaram 2% dos entrevistados.

Já 22% dos ouvidos disse que não votaria de jeito nenhum em Wilson Witzel, enquanto 37% votariam no ex-juiz. Outros 13% disseram que podem votar nele, e 27% não o conhecem o suficiente para opinar. Assim como no caso de Paes, 2% não souberam ou não opinaram.

Em comparação com o levantamento anterior, o número de eleitores que não votariam em Witzel de jeito nenhum cresceu 4 pontos percentuais, acima da margem de erro. Já os que com certeza votariam no candidato do PSC eram 40%, uma oscilação negativa de 3 pontos percentuais, no limite da margem de erro.

Os que não votariam em Paes de jeito eram 48%, enquanto os que com certeza votariam somavam 21%.

Fonte: Extra