Oposição está dividida sobre Frederico Paes: Matoso perto, e Maicon distante do prefeito

Vereadores de oposição falaram ao Campos 24 Horas e ainda citaram Silvinho, Wladimir e Fred Rangel


  • 16/10/2026, 18h57, Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio - A oposição na Câmara de Campos está dividida em relação ao posicionamento diante do governo do prefeito Frederico Paes (MDB). Dois vereadores oposicionistas falaram ao Campos 24 Horas nas últimas horas. O vereador Rogério Matoso (SD) considera que a atual administração é uma “página virada” em relação ao governo Wladimir Garotinho (PL), quando as diferenças chegaram a tensos embates na Câmara Municipal. Matoso frisa a postura de autonomia e independência que Paes demonstrou ao escolher Silvinho Martins (MDB) para suceder a Fred Rangel (PP), indicado por Wladimir na presidência do Legislativo.  Já Maicon Cruz (PV) pensa de forma diferente e garante que  não mudará seu posicionamento político. Na entrevista, Maicon ainda explicou porque votou em Silvinho Martins para presidente.

“O prefeito escolheu um candidato à presidência da Câmara numa chapa única em lugar do atual presidente, concunhado do ex-prefeito, que inclusive teria direito à reeleição. Por mais que a gente goste de Fred como pessoa, o atual prefeito demonstrou que pretende exercer o mandato com independência e autonomia em relação a Wladimir”, disse Matoso.

(Leia mais abaixo)

Um dos mais ferrenhos críticos no governo passado, o vereador elogiou o comportamento de Frederico Paes na relação com os vereadores.

“Política não se faz só com discursos, mas sobretudo com atitudes. A postura de Frederico na questão da sucessão da Mesa Diretora da Câmara é um símbolo de que esta é uma página virada em relação ao governo anterior”, afirmou ainda o vereador Rogério Matoso.

Matoso disse ter elencado uma pauta com diversas demandas numa conversa que manteve com o prefeito.

“Conversei com Frederico, coloquei pra ele as bandeiras que defendo. Solicitei atenção na recuperação das estradas, na qualificação profissional, na atenção básica no PSF (Programa Saúde da Família) e no transporte de passageiro que está precário. Quero ajudar, contribuir, fazer com que minha cidade possa avançar e solucionar problemas até hoje sem solução”, acrescentou.

MAICON NÃO MUDARÁ POSIÇÃO - Já o posicionamento de Maicon Cruz (PV) difere da posição de Matoso. “Meu posicionamento político não mudou. Desde o início do meu primeiro mandato, sigo na oposição, com coerência e independência. Meu voto em Silvinho para a Mesa Diretora foi motivado pelo bom relacionamento que sempre mantive com ele como colega de Legislativo. Os poderes são independentes, e isso não impede que, dentro do Parlamento, construamos relações de respeito e diálogo entre os vereadores”, comentou.

(Leia mais abaixo)

Ainda sobre a eleição de Silvinho Martins, frisou ainda o vereador do PV, “a oposição não conseguiu construir uma chapa própria diante de nossa pequena representação a Câmara. Hoje sou praticamente a única voz declaradamente de oposição na Câmara, o que tornou inviável essa alternativa”, continuou.

“Diante desse cenário, votei em Silvinho e dei um voto de confiança a ele e aos demais colegas, buscando também garantir minha participação nos espaços institucionais, especialmente nas comissões, para que eu continue exercendo meu mandato, fiscalizando o governo e fazendo avanços projetos importantes para a população”, analisou ainda.

Por fim, Maicon Cruz reafirma sua posição. “Meu voto na Mesa Diretora não significa mudança de campo político, muito menos alinhamento com o governo. Continuo na oposição com a mesma independência e o mesmo compromisso com a população”, finalizou.

ELEITO POR UNANIMIDADE - Silvinho Martins foi eleito novo presidente da Câmara esta semana com apoio de Frederico Paes e votação unânime dos 25 vereadores, incluindo os quatro vereadores da oposição: Rogério Matoso, Maicon Cruz, mais Marquinho Bacellar (União) e Dandinho de Rio Preto (SD). Fred Rangel (PP) ficou na vice-presidência.  

 

(Leia mais abaixo)


fique bem informado