Núcleo de estudos da Uenf faz aniversário e evento de resistência com homenagem a Jorge da Paz

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (NEABI/Uenf) comemora 5 anos de existência, de luta contra o racismo, preconceito e toda forma de discriminação. O evento ocorrerá quarta-feira (13), à partir das 8h, no Centro de Convenções da Uenf, tendo como tema central “Conquistas em ameaças: entre tensões, lutas e Resistência!”. A organização informa que as inscrições são limitadas e já estão abertas no endereço: https://neabiuenf.wixsite.com/eventos. Haverá certificado com carga horária de 5h para cada palestra.

Os organizadores do evento explicam que compreendem esta iniciativa como um ato de resistência, já que a Uenf está passando por um grave e longo período do que consideram como “descaso do governo Estadual”, sem repasse das verbas de custeio, com atrasos de pagamento dos salários do funcionalismo e de bolsas de estudantes, dentre outras. E acrescentam que este evento será uma forma de tentar resistir a tudo isso, dando continuidade às ações em prol da sobrevivência da universidade.

“Acreditamos que sem a nossa resistência a Uenf já estaria de portas fechadas, causando grandes prejuízos para toda a comunidade campista e de todo o Estado. Não devemos perder de vista que muitos profissionais que passaram por essa instituição alçaram voos e hoje desenvolvem suas atividades profissionais com compromisso social e qualidade, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Ressaltamos ainda apoios e parcerias para execução deste evento, pois sem isso nosso sonho tornaria inviável, considerando a atual conjuntura da Uenf. Importante dizer também que o NEABI é um núcleo que extrapola os muros da Uenf, pois tem grande participação da comunidade campista e da região em suas ações”, afirmam os organizadores.

As ações desenvolvidas pelos movimentos sociais em prol da manutenção de conquistas obtidas por meio de lutas e mobilizações no decorrer da história estarão na pauta na discussão, tendo como debatedores a pesquisadora e professora da educação básica Alessandra Pio (NEAB colégio Pedro II/RJ); o advogado e professor Jorge de Assis (OAB/RJ), a professora, escritora e pesquisadora Dalma dos Santos Ricardo (Diretora do Memorial do Quilombo Machadinha) e; Solange S. Reis/Opetahra Puri, da etnia puri- Coroado (Licencianda em Educação do Campo, UFV/MG).

Na sessão de cinema haverá exibição do filme “Índio Cidadão” – direção de Rodrigo Siqueira. Após o filme haverá debate coordenado por Antônio Baldan, Renan Torres e Simonne Teixeira. E, ainda, oficinas, dentre elas: “Fanzine”, com Carmem Eugênia e Sylvia Paes, “Tranças”, com o grupo Encrespando; “Dança de Salão” – ritmo samba, com Jhonatan Martins e Keslley Cardozo e “Jongo”, com Janaína Patrocínio, do Grupo Tambores de Machadinha.

Na programação cultural de abertura presença do Mestre Peixinho (Programa de Extensão CultuARTE) e Geneci Maria da Penha (Noinha Jongueira) e Jota Leonni (cantor). No encerramento show em homenagem ao sambista Jorge da Paz, coordenado por Giovane do Nascimento (GEPMU). No decorrer do dia haverá ainda exposição artesanal com produção alimentícia e artesanal indígena e afro-brasileira.