sexta-feira, 20 de dezembro de 2013 – Foto: Gerson Gomes /Secom
Algumas mulheres não sabiam ler nem escrever antes de entrar para o Programa Mulheres Mil

Exemplos de superação são muitos na turma de 87 alunas do Programa do Governo Federal Mulheres Mil, que teve sua segunda formatura no auditório Cristina Bastos, no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos, nesta sexta-feira (20). As formandas são encaminhadas para o programa através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da secretaria de Família e Assistência Social, e participaram de cursos de costureira e culinária, através do programa.
Entre os cursos oferecidos, ainda há noções de cidadania, aulas de Português e Matemática, noções de higiene básica, além de aulas práticas e teóricas no IFF e aulas práticas de culinária na cozinha industrial da sede do Balcão Municipal de Empregos Municipal, da secretaria Municipal de Trabalho e Renda.
Mulheres como Andréia Rosa de Oliveira, de 29 anos, não sabiam ler nem escrever antes de entrar para o Programa Mulheres Mil. Após cinco meses, além de cuidar de sua casa e de seus dois filhos, Andreia ainda pode contribuir com uma renda a mais para a família, através do curso de culinária e seguir sua vida com uma nova perspectiva.
– Eu, além de aprender a ler e escrever e mudar minha vida completamente, ainda aprendi a fazer amizades e amar ao próximo como nunca. Ainda fiquei com muita vontade de continuar meus estudos cada vez mais – destacou.
Outro exemplo de superação é o de Roberta Conceição, de27 anos. “Eu era dona de casa, agora posso me sentir uma doceira profissional. Tenho três filhos, estou esperando mais um e não possuo renda fixa. Agora já posso fazer doces para fora e pretendo ainda fazer um comércio na frente da minha casa e assim ter uma renda todo mês.”, finalizou.