MPF fiscaliza Hospital dos Plantadores de Cana

18/06/2015       –      às 15h08         –          Foto: Filipe Lemos/Campos 24 Horas e O Diário
Hospital dos Plantadores de Cana 3MPF PlantadoresEm prosseguimento à série de visitas para fiscalização nos hospitais da rede pública da região, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades, o Ministério Público Federal (MPF) realizou na tarde desta quinta-feira (18) uma inspeção no Hospital dos Plantadores de Cana, no Centro de Campos.

Na maternidade, três médicos deveriam estar em atividade, mas apenas uma foi encontrada. Sem profissional substituto, a assistente social alegou que uma médica estava de férias e outra de licença maternidade. Com elas atuam dois residentes por plantão.

Por falta de leito no setor Pré Parto – apenas quatro – duas macas e uma cadeira do lado de fora tentam amenizar as necessidades de uma grande demanda.

Já o farmacêutico responsável pela farmácia da unidade faltou e não foi localizado. Ainda assim, os agentes verificaram a falta de controle no estoque, como por exemplo, o remédio Acetazolamida, que no sistema constavam 44 caixas e foram encontradas apenas duas. Os agentes também fotografaram algumas rachaduras em um dos corredores do hospital.

Nota
A direção do HPC esclareceu que está sendo implantado um novo sistema para controle do estoque da farmácia, o “Soul MV”, que permite o controle com maior eficiência. Informou ainda que o HPC tem em seu quadro 67 médicos registrados. Quanto a falta de médicos, a direção informa que existe uma carência de profissionais nas áreas de obstetrícia e pediatria em todo o país. A nota esclareceu ainda que desde que a nova direção assumiu o HPC, o hospital vem passando por reformas como modernização de equipamentos, novas UTIs adulto e Neonatal.

A direção do Hospital Plantadores de Cana (HPC) esclarece que está sendo implantado um novo sistema para controle do estoque da farmácia. O “Soul MV” é considerado o melhor da América Latina que permite total  controle, com maior eficiência.  

Informamos ainda que o HPC tem em seu quadro 67 médicos registrados. Quanto a falta de médicos, a direção informa que existe uma carência de profissionais nas áreas de obstetrícia e pediatria em todo o país. O Hospital é  uma maternidade “porta aberta” e vaga certa, conforme determina o Ministério da Saúde. Com isso, nenhuma gestante vai ser transferida por falta de vaga. Esclarecemos que o HPCrealiza por mês 20 mil atendimentos, entre consultas, exames, pequenas cirurgias e partos, sendo referência em gravidez de alto risco. Além de realizar por mês 900 internações. Finalizamos informando que desde que a nova direção assumiu o HPC, o hospital vem passando por reformas como modernização de equipamentos, novas UTIs adulto e Neonatal.