Ministério da Previdência Social abre inscrições para seleção de médico perito com oferta de 250 vagas

Nesta segunda-feira, dia 23, o Ministério da Previdência Social abriu um concurso público para o cargo de perito médico federal. De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial da União, o certame vai selecionar 250 candidatos em todos os estados do país e no Distrito Federal. Com carga horária de 40 horas semanais, a remuneração inicial é de R$ 14.166,99, considerando o salário-base e a Gratificação de Desempenho de Atividade Médico-Pericial.(leia mais abaixo)

Para participar da seleção, os interessados devem possuir diploma de conclusão de curso superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Outro requisito é o registro no Conselho Regional de Medicina.(leia mais abaixo)

Como fazer a inscrição?
As inscrições, que vão até o dia 9 de janeiro, podem ser feitas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização do certame. A taxa de participação custa R$ 120.(leia mais abaixo)

Candidato pode solicitar isenção de taxa
Até a próxima quinta-feira, dia 26, pode ser solicitada a isenção do pagamento na inscrição. Doadores de medula óssea e beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) podem requerer gratuidade. As dúvidas podem ser tiradas por meio do telefone 0800 722 1125 e e-mail [email protected]. (leia mais abaixo)

Como será a seleção?
A seleção será composta por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório.(leia mais abaixo)

O exame objetivo será aplicado no dia 16 de fevereiro de 2025. Já a divulgação do edital de resultado final das provas objetivas e de convocação para a avaliação biopsicossocial e para o procedimento de heteroidentificação acontecerá no dia 19 de março.(leia mais abaixo)

Entre as funções exercidas pelos peritos médicos estão: a emissão de parecer conclusivo quanto à incapacidade laboral; a verificação, quando necessária à análise da procedência de benefícios previdenciários; a caracterização da invalidez; e a auditoria médica.(leia mais abaixo)

Além das 250 vagas que serão preenchidas imediatamente, o secretário de Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal, lembra que o compromisso do Ministério é chamar mais 250 candidatos do cadastro reserva tão logo a lista de aprovados seja divulgada. “Nosso intuito é convocar os 500 peritos imediatamente”, disse.