Maravilhas Gastronômicas: Codemca e Sedec se reúnem com doceiras

15/07/2015   às 12h   –   Foto: Divulgação
chuvisco-divulg
A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) vão se reunir com doceiras nesta quinta-feira (16), às 15h, para tratar da participação de Campos na terceira edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. A reunião, que também contará com representantes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, será na Sedec, às 15h.

O concurso este ano, ao invés de 10, terá 12 categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos e Da Terra. Podem se inscrever agricultores familiares, cooperativas, empreendedores individuais e agroindústrias.

Outra mudança é que os consultores de cada categoria (exceto Da Água e Da Terra) vão degustar os produtos finalistas, considerando a harmonia entre o sabor do produto, sua apresentação e o contexto social, histórico, econômico e cultural em que se inserem.

– O prêmio objetiva o fortalecimento da identidade cultural e da economia local.  Na segunda edição do prêmio, no ano passado, o chuvisco de Campos, Patrimônio Cultural e Imaterial do Município, desde 2011, foi o vencedor, na categoria Doces e Compotas – lembra o presidente da codemca, Wainer Teixeira.