Crescimento de focos de mosquito faz CCZ intensificar ações

Dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde e divulgado nesta terça-feira (06), apontam crescimento de 3.2 para 3.6 no índice de focos encontrados no município de Campos. Mesmo que mínimo, o acréscimo leva a Vigilância Epidemiológica a pedir mais apoio da população às equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nesta quinta-feira (08), será iniciado um mutirão de ações que reunirá, além de agentes do CCZ, funcionários da secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da superintendência de Limpeza Pública.

— Apesar do aumento no LIRAa não registramos crescimento da demanda no Centro de Referência da Dengue e mantemos números muito baixos de casos de dengue, zika e chikungunya — disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Andreya Moreira.

O diretor do CCZ, Marcelo Sales, pede a colaboração da população para que mantenha os cuidados, principalmente, neste período de chuvas, quando a incidência do mosquito transmissor é maior.

— As ações dos agentes de endemias, aliadas à colaboração da população, são as principais formas de combate às doenças causadas pelo mosquito. Entre ações que podemos citar, as principais são auxiliar o trabalho dos agentes do CCZ e não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios. Pedimos a conscientização de todos e ressaltamos que as ações serão intensificadas já nesta semana — ressaltou.

A partir desta quinta-feira (8), as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em alguns bairros da cidade serão integradas entre o CCZ, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental e a superintendência de Limpeza Pública. O mutirão começa em Guarus. Paralelo a isso, outras equipes do CCZ mantêm as atividades em outros locais.

Confira abaixo o cronograma traçado para as próximas semanas após reunião com representantes das pastas nesta segunda-feira (05):

Prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya demanda apenas 10 minutos por semana. Fique sempre atento em tampar as caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, manter a lixeira ou sacos de lixo bem fechados, tampar os ralos com telas ou mantê-los sempre vedados, manter baldes e vasos de plantas vazios sempre cobertos e de boca para baixo, entre outros.

Fonte: Comunicação/PMCG