10/10/2016 13h54 | Foto: Divulgação
O Hospital Geral de Guarus (HGG) está realizando exames de mamografia dentro da Campanha Outubro Rosa. Segundo o diretor geral do HGG, Wilson Cabral, foram agendados mil exames até o final de dezembro. Ele informou que neste momento estão acontecendo apenas os exames das pessoas agendadas. A marcação está encerrada.
De acordo com Wilson Cabral, os exames também estão sendo realizados nos hospitais contratualizados Santa Casa de Misericórdia e Hospital Escola Álvaro Alvim.
– Estamos realizando 16 exames de mamografia por dia no HGG. Até agora, desde o início da campanha, já foram realizados 145 exames. Por questões técnicas, o aparelho de mamografia tem limite para a realização de exames, já que a mamografia é feita no ano inteiro, pois é um exame fundamental para a saúde da mulher – acrescentou.
No HGG, durante este mês, os exames serão feitos também aos sábados e domingos. Por semana foram disponibilizadas 112 vagas, sendo 16 por dia em dois períodos – oito pela manhã e oito à tarde.
Além das mamografias, a Secretaria de Saúde garante ainda, ultrassonografias de mama e exames preventivos (papanicolau). Somente em 2015, por exemplo, foram realizados mais de 2.200 ultrassonografias de mama. A Secretaria realiza aproximadamente 8 mil mamografias/ano.