Guarda Municipal e delegado em bate-papo com jovens sobre violência doméstica

O Colégio Estadual João Pessoa recebeu o projeto social “A Criança Pede”, nesta sexta-feira (24). Aproximadamente 100 alunos do Ensino Médio lotaram o auditório da unidade para ouvir a palestra com o tema “Violência Doméstica contra crianças e adolescentes para além dos muros” proferida pelo delegado titular da 145ª DP (São João da Barra), Carlos Augusto Guimarães e o guarda municipal de Campos Ivan de Souza. Na próxima terça-feira (28), às 14h, a ação será apresentada no Ciep Arnaldo Rosa Viana. E, no sábado (1º), na E.M. Luiz Sobral.

O projeto é realizado em parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e foi idealizado pelo guarda municipal Ivan de Souza. A ação conta ainda com parceiros como psicólogos, médicos e agentes civis.

— A nossa intenção, além de apoiar o projeto do Ivan, é transmitir conhecimento para os jovens e adolescentes e dividir a experiência prática acerca da violência cometida contra crianças dentro da escola ou fora dela, para que elas saibam como proceder, como agir e até mesmo quem procurar — disse o delegado Carlos Augusto.

Durante a campanha são realizadas várias referências atreladas ao tema com discussões sobre a nova cartilha de prevenção de queimaduras na infância, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Contravenções Federais, Código Penal Brasileiro, guia de atuação frente a maus tratos na infância e adolescência, Crimes Virtuais e Negligência e maus tratos para o adolescente.
A diretora da unidade escolar Alexsandra Pitote elogiou o tema abordado na palestra. Ela destacou que a unidade escolar dispõe de orientação aos alunos por parte da coordenação pedagógica. Além disso, reconhece a importância do compartilhamento de ideias.

— Às vezes, o jovem não consegue nem identificar o que é violência. Esta ação servirá para reflexão dos desafios que eles enfrentam todos os dias para a superação de todos os tipos de violência — ressaltou a diretora.

Durante o período reservado às perguntas, uma aluna questionou como agir em caso de bullyng, uma vez que, os colegas estariam criticando o volume do cabelo dela. “O importante é não se intimidar. Procurar a direção da escola e esta vai tomar as medidas cabíveis. Agir com violência, jamais”, aconselhou o delegado.

O projeto social é desenvolvido em escolas das redes municipal, estadual e particular. O trabalho periódico é requisitado por profissionais da educação para colaborar com as iniciativas sociais em unidades escolares.  As instituições que desejarem agendar palestras podem entrar em contato através do número (22) 99710 7168.