Grupo de Trabalho vai analisar viabilidade de ponto biométrico

15/01/2017    15h     |   Foto: Secom 
A Prefeitura de Campos criou um Grupo de Trabalho para estabelecer o ponto biométrico e/ou biofacial nas repartições públicas da administração direta ou indireta. A apresentação de um plano de ação será apresentado dentro do prazo de 90 dias. Segundo o secretário de Gestão Pública, André Luiz de Oliveira, o modelo já vem sendo implantado em gestões eficientes e é uma tendência na administração pública, já tendo sido implantado em algumas prefeituras, que vêm apresentando resultados positivos, e também em órgãos federais.

– O ponto eletrônico é, hoje, uma ferramenta normal em gestões eficientes. É uma tendência em gestão pública. Tanto que várias prefeituras e órgãos federais já aderiram a este modelo. Além disso, o que o servidor mais quer, atualmente, é uma gestão transparente e eficiente – informa o secretário.

Através do grupo de trabalho, será analisada a viabilidade técnica e financeira para a implantação do novo sistema de ponto, além de identificar restrições e dificuldades para execução. “No futuro, o sistema também vai facilitar a vida funcional do servidor. Para isso, também, estamos montando um sistema de Recursos Humanos com todas as informações cadastrais atualizadas de todos os servidores municipais”, explica o secretário.

Entre os objetivos da criação do grupo, estão atender os princípios constitucionais da moralidade, legalidade, impessoalidade, transparência e eficiência; racionalizar o procedimento de controle de assiduidade e pontualidade e adoção de medidas de contenção de despesas, otimização dos gastos públicos, controle eficiente de pessoal e a adoção de medidas de austeridade administrativa.

O grupo é composto pelos integrantes da Comissão Especial de Gestão Governamental, e ainda pelo secretário Municipal de Gestão Pública e pelo superintendente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac).

Fonte: Secom