A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou essa semana, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF-Campos) Campus Guarus, acolhida aos novos estagiários. O objetivo foi integrar os estagiários às unidades da Fundação, bem como orientá-los sobre os protocolos e missão da instituição. O evento foi organizado pela Diretoria de Recursos Humanos da FMS em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Geral de Guarus.(Leia mais abaixo)
Diretora de RH da FMS, Adriana Barreto, destacou a importância da iniciativa. “Essa acolhida visa aproximar o estagiário da instituição, compreendendo o espaço e orientando sobre o comportamento necessário nesse ambiente. Além disso, fornecemos orientações sobre controle de infecção hospitalar para garantir a segurança de todos”, comentou.(Leia mais abaixo)
A coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem do IFF, Olivia Wagner Paes, expressou sua satisfação em receber os novos estagiários. “É um momento de abrir as portas da nossa instituição e receber alunos de outras. Isso traz vida para o nosso ambiente de aprendizado e capacitação”, afirmou.(Leia mais abaixo)
Já a coordenadora do CCIH do HGG, Karla Tatiana, enfatizou a abordagem prática adotada na acolhida. “Nosso foco é proporcionar dinâmicas que permitam aos estagiários assimilar melhor os protocolos e práticas hospitalares. Acreditamos que essa abordagem é mais eficaz do que apenas palestras”, informou.(Leia mais abaixo)
Com um número expressivo de inscritos, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos acadêmicos, a acolhida visou abranger todas as especialidades. A intenção é formar uma equipe integrada e bem informada sobre os procedimentos hospitalares.(Leia mais abaixo)
Além das palestras informativas, foram realizadas dinâmicas para reforçar os ensinamentos sobre os protocolos hospitalares, como por exemplo, dinâmicas de limitação das mãos, descarte adequado de resíduos infectantes e práticas de disparamentação e imparamentação. E, para promover um ambiente descontraído e interativo, houve momentos de música com a participação ativa da plateia.(Leia mais abaixo)
Estágios Supervisionados
Na semana anterior, ocorreu a cerimônia de Assinatura dos Acordos de Cooperação para Estágios Supervisionados da FMS, reforçando a colaboração com diversas instituições de ensino e ampliando as oportunidades de estágio em diversas áreas da saúde. Com mais de 3 mil vagas disponíveis em 2024, a FMS continua comprometida em oferecer estágios de qualidade, alinhados com a legislação vigente e prioritariamente voltados para estágio curricular obrigatório.(Leia mais abaixo)
O programa de estágios para 2024 abrange instituições como Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estácio de Sá, Universidade Federal Fluminense (UFF), entre outras, demonstrando o amplo alcance e o compromisso da FMS com a formação e capacitação dos futuros profissionais da saúde.