sábado, 26 de outubro de 2013 – Foto: Campos 24 Horas
Hoje, os candidatos fizeram a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.
Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas acontecerão neste sábado (26) e domingo (27).
Hoje, os candidatos fizeram a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de 4h30. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, com 5h30 de duração.
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site do Inep no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha clicando aqui.
MEC elimina 21 candidatos por postarem fotos em redes sociais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que, até as 15h deste sábado, 21 candidatos do Enem já haviam sido eliminados do exame porque postaram em redes sociais fotos feitas em locais de prova.
Nesta sexta-feira, o ministro Aloizio Mercadante afirmara que o MEC estaria monitorando as redes para identificar e desclassificar os candidatos que postassem fotos de dentro dos locais de prova. É proibido entrar nas salas de aplicação com aparelhos eletrônicos.
O Inep não informou os nomes dos eliminados ou sequer suas identidades nas rdes. Mas, com uma simples busca, era possível encontrar imagens de cartões de resposta da prova, feitas por candidatos. Um internauta, por exemplo, publicou imagem do cartão acompanhado dos hashtags #bora #ir #bem na #prova #enem #CursoDireto yeeeeah #UP #UniversidadePositivo
