Eleição: Wladimir terá quase 5 minutos de propaganda na TV; Madeleine, com 2,42; e Jefferson, 1,38

Postado por Fabiano Venancio – O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou a distribuição do tempo que cada candidato (com partidos e coligações) à prefeitura de Campos terá para o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começa na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, e vai até 3 de outubro. Dos sete candidatos, cinco terão direito a tempo de propaganda. O Campos 24 Horas mostra como fica o tempo de cada um deles, além dos critérios da Justiça Eleitoral para o cálculo de acordo com as coligações. As emissores de TV e rádio terão 10 minutos diários de programa gratuito eleitoral. No caso dos candidatos a vereador, não há propaganda em blocos, apenas inserções. (Leia abaixo)

O prefeito Wladimir Garotinho (PP), candidato à reeleição e favorito de acordo com as últimas pesquisas, terá o maior tempo: 4 minutos e 54 segundos em cada programa, além de 1.442 inserções ao longo da programação nos 35 dias de propaganda gratuita. (Leia mais abaixo)

Por sua vez, a delegada Madeleine Dykeman (União Brasil), candidata do grupo Bacellar, terá 2 minutos e 42 segundos de programa e 795 inserções. Já o professor Jefferson Azevedo (PT) ficou com 1 minuto e 38 segundos e 484 inserções. (Leia mais abaixo)

O publicitário Fabrício Lírio (Rede) terá 27 segundos e 133 inserções no bloco de programa gratuito. O vereador Raphael Thuin (PRC) não terá espaço no bloco dos candidatos, apenas 86 inserções. (Leia mais abaixo)

Espaço a que cada um tem direito é calculado automaticamente, por meio de ferramenta do TSE, com base nos partidos que integram as coligações. O critério para a divisão é o número de deputados federais das legendas. (Leia mais abaixo)

A divisão do tempo da propaganda no rádio e na TV deverá ocorrer da seguinte forma: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem. Os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente. (Leia mais abaixo)

Horários e duração – Os programas de rádio e TV da eleição para a prefeitura terão 10 minutos e serão veiculados de segunda a sábado, duas vezes ao dia. No rádio, das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min; e na TV, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min. (Leia mais abaixo)

Diariamente, também serão exibidas inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação. Elas são divididas de acordo com o tamanho da coligação de cada candidato, na mesma proporção dos programas em bloco. (Leia mais abaixo)

Os espaços do horário eleitoral são divididos da seguinte forma: 10% do tempo é distribuído de forma igual entre os candidatos com acesso à propaganda e 90% leva em conta o tamanho das legendas. O critério estipulado pela legislação é o número de deputados federais conquistados na eleição anterior. (Leia mais abaixo)
Espaço dos candidatos a vereador
No caso dos candidatos a vereador, não há propaganda em blocos, apenas em inserções ao longo da programação das emissoras. Como não há coligação proporcional, o tempo de cada partido foi distribuído de acordo com No tamanho da bancada de deputados federais.