Dia Internacional da Mulher Negra: programação nesta 4ª no Museu

26/07/2016     16h56       |    Foto: Divulgação 
photos (41)A programação pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha prossegue nesta quarta-feira (27), com palestras no Museu Histórico de Campos. A abertura oficial do evento será às 15h, com a execução do Hino Nacional e do Hino de Campos.

A partir das 15h40, acontece a palestra “Mulheres Negras, Herança do Passado – Da Quitanda ao Cais do Paraíba”, com o escritor e pesquisador Hélvio Cordeiro. Já às 17h será realizada a homenagem à dona Maria Anita, remanescente de escravos que habitavam na antiga Cidade Palha (Custodópolis). Às 15h20 começará a recitação de poemas, com a aluna do Cemstiac, Brenda Rocha.

Para fechar o evento, às 17h40, acontecem o desfile Black Fashion, 4ª edição, e o Programa Musical Grupo Samba Delas, comandado pelas vozes de Simone Pedro, Fernanda Barroso e Monique Soares, com o repertório conhecido através das cantoras, Clara Nunes, Leci Brandão, Alcione, Beth Carvalho, entre outras mulheres que se destacaram no samba.

O evento foi iniciado nesta segunda-feira (25), no dia em que se comemora o Dia Municipal da Mulher Negra, criado através da Lei 7.924/07, comemorado anualmente. A data foi lembrada pelas mulheres campistas, que realizaram uma exposição e venderam na Praça São Salvador, no Centro, bonecas africanas, salgados e doces confeccionados por quilombolas e artesanatos em geral.

– A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou que os países criassem os dias nacionais, bem como aos estados e municípios, os dias estadual e municipal, respectivamente, para que houvesse um debate amplo sobre o tema. Campos foi o terceiro município do Brasil a criar a lei. Foi uma grande conquista para todas nós, por estarmos consolidando o Dia Municipal da Mulher Negra com o dia internacional – ressaltou a gerente do Programa de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Rita Souto.