Prestar um atendimento diferenciado às pessoas que precisam de imunizações, além das disponíveis no calendário rotineiro de vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o foco principal do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funciona na Secretaria de Saúde, das 8h às 17h. (leia mais abaixo)
Criado em 2013, o CRIE, que está ligado ao Ministério da Saúde, oferece uma ampla gama de vacinas para portadores de doenças crônicas ou, então, com o sistema imunológico comprometido. O público atendido no local vai de pacientes em hemodiálise, portadores do vírus HIV, a vítimas de acidente com material biológico e profilaxia de violência sexual. (leia mais abaixo)
Coordenador de imunização da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Cordeiro, disse que, para receber vacinas como a pneumocócica 23 e hepatite A, por exemplo, a pessoa necessita apresentar um laudo médico comprovando a doença.
“A partir daí, fazemos uma avaliação da doença e checamos o manual do CRIE, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, para saber se a enfermidade apresentada pelo paciente dá direito à vacina prescrita pelo médico. Quando não dá direito, buscamos oferecer outras vacinas, mas muitos pacientes optam por conversar com o médico antes”, explicou Leonardo, ressaltando que, após a triagem e primeira imunização, a pessoa passa a ser integrante do programa. A demanda maior é de pessoas portadoras do vírus HIV, seguida por renais crônicos. (leia mais abaixo)
O autônomo Marcelo dos Santos Tavares, 53 anos, é paciente do CRIE desde março deste ano. Além da vacina contra a meningite C, ele foi imunizado contra a hepatite B. “A melhor forma de prevenirmos doenças é tomando as vacinas”, disse ele.
No local, segundo Leonardo, é aplicada também a vacina antirrábica, toda segunda, quarta e sexta-feira, além de prestado atendimento às crianças que são alérgicas a ovo ou leite. “O objetivo do Centro é assegurar o direito ao sigilo, privacidade e administração de vacinas especiais, com tranquilidade e conforto aos pacientes”. (leia mais abaixo)
PÚBLICO ALVO
Pacientes em Hemodiálise
Pacientes em Quimioterapia
Pacientes Transplantados
Candidatos a Transplante de Órgãos
Pacientes Imunodeprimidos em Corticoterapia
Pacientes com Pneumopatias Crônicas
Pacientes Cardiopatas
Pacientes Esplenectomizados
Portadores de Síndromes
Portadores de HIV e Seus Comunicantes
Portadores de Hepatite
Bebês Cardiopatas, Prematuros Extremos, Neuropatas
Vítimas de Acidente com Material Biológico
Profilaxia de Violência Sexual