Covid em Campos: prefeitura divulga casos que não tinham sido contabilizados

O boletim oficial da prefeitura nesta quinta-feira (8) traz mais três mortes e 102 novos casos de Covid-19 em Campos. A Vigilância em Saúde informa que estão sendo divulgados casos confirmados de Covid-19 registrados em meses anteriores nos laboratórios – somado às notificações concentradas na Vigilância em Saúde do Município (unidades de saúde e testes realizados pela Prefeitura). Esse registro é reflexo da obrigatoriedade de notificação pelos laboratórios do Município. (leia mais abaixo)

Os óbitos informados hoje no Boletim foram registrados nos meses de maio e setembro. A Vigilância ressalta que o número de óbitos informado é determinado pelo registro de óbitos ocorridos. Este registro nem sempre corresponde a óbito ocorrido nas últimas 24 horas. Assim, casos informados como suspeito ou provável para COVID-19 na declaração de óbito são investigados pela Vigilância Epidemiológica e muitos destes casos são descartados para COVID-19 nos sistemas próprios do Ministério da Saúde. O encerramento dos casos ocorre após liberação do resultado do exame (Confirmado ou Descartado) dentro dos sistemas SIVEP-Gripe e SIM do Ministério da Saúde. O Departamento esclarece, ainda, que a investigação só é dada como finalizada apenas mediante a notificação, o laudo e a declaração de óbito. Desta forma, pode ocorrer a inclusão de óbito ocorrido no mês anterior.

O Boletim desta quinta-feira (08) traz o registro de 6.907 casos de Covid-19 confirmados no município. Desde o início da pandemia, 5.536 pessoas se recuperaram. Outros 7.183 casos foram descartados. O total de óbitos, até o momento, é de 396. Os registros mais recentes são de dois homens (44 e 63 anos) e uma mulher (62 anos). Todos com comorbidades.

O município se mantém na fase verde – do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais – fase 2. A orientação é que a população mantenha os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações.

Boletim Coronavírus  – 08/10/2020
Confirmados: 6.907
Recuperados: 5.536
Descartados: 7.183
Óbitos confirmados: 396
Síndrome Gripal: 18.572
Síndrome respiratória aguda Grave: 88