Circuito Campos Raízes Culturais reuniu diferentes formas de expressão artística


  • 16/09/2026, 09h09, Foto: Divulgação .

Campos 24 Horas - O Sest/Senat de Campos foi palco para apresentação de diversas formas de expressão artística da rede municipal de ensino, em um evento que reuniu educação, cultura, esporte, lazer e fotografia. O local recebeu o Circuito Campos Raízes Culturais na tarde desta terça-feira (15), promovido pela Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), abordando o tema “Arte que move, inspira e transforma”.

A abertura do evento foi conduzida pela subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira, representando a secretária da pasta, Tânia Alberto; e pelo diretor de Esportes da Seduct, Leonardo Mantena.

(Leia mais abaixo)

“A união entre esporte, educação e cultura é uma das ferramentas mais poderosas que temos para transformar a vida dos nossos alunos. Quando esses três pilares caminham juntos, a escola deixa de ser apenas um espaço de transmissão de conteúdos teóricos e se transforma em um verdadeiro centro de formação humana, social e cidadã”, afirmou Célia.

A programação incluiu apresentação de balé do movimento Esporte Vida, feita pelas crianças da Vila Olímpica Ederval Venâncio, de Travessão, e da Vila Olímpica Antônio João de Faria, no Jóquei; e apresentação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), da Seduct.

A exposição da oficina “Luz e Sombra na Fotografia” foi outro ponto forte do evento, reunindo fotografias produzidas pelos estudantes da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, participantes do projeto “O Jornaleirinho”, jornal escolar alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento. O projeto é realizado por meio do programa Mais Ciência na Escola, da Seduct, sob orientação da professora Francislaine Cavichini.

As imagens da exposição foram produzidas pelos estudantes durante atividades realizadas no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Por meio da fotografia, os alunos tiveram a oportunidade de explorar elementos como luz, sombra, enquadramento e composição, transformando cenas do cotidiano em registros artísticos e autorais.

As oficinas do curso “Luz e Sombra na Fotografia” foram ministradas pelo fotógrafo Paulo Damasceno, que acompanha os alunos no processo de descoberta das possibilidades da linguagem fotográfica.

(Leia mais abaixo)

 Para Mantena, é momento de muita felicidade poder levar as ações da Seduct para o Sest/ Senat, através de seus projetos sociais, culturais e esportivos. “Tivemos aqui uma belíssima exposição de fotografias que os nossos alunos fizeram por meio do projeto O Jornaleirinho, da Escola Pequeno Jornaleiro, através da professora Fran e do colaborador e fotógrafo, Paulo Damaceno. Também tivemos as escolas de balé da Vila de Travessão e da Vila do Jóquei, com a professora Tainá e com a professora Maria Helena. Além da apresentação do Teatro do Gotta, que é um dos melhores teatros, a nível de contação de história, da América Latina, com a professora Simone. O que apresentamos aqui hoje é apenas uma amostra do que a Secretaria de Educação realiza ao longo de todo ano com muito amor”, disse Mantena.

 Para Francislaine, a fotografia é uma importante ferramenta pedagógica, capaz de despertar o interesse dos estudantes e aproximar diferentes áreas do conhecimento. “A fotografia é uma forma de atrair os alunos para o aprendizado, porque permite integrar várias disciplinas escolares de maneira dinâmica e significativa. Eles aprendem observando, experimentando e registrando o mundo ao seu redor, desenvolvendo ao mesmo tempo a criatividade e o olhar crítico”, destacou.



fique bem informado