Não usar o cinto de segurança é infração grave e pode levar a multa no valor R$ 195,23, além de descontar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator. Esta tem sido uma das maiores infrações flagradas pela equipe do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) que iniciou em Campos, nesta quarta-feira (03), a 10ª edição da Campanha Nacional Maio Amarelo, cujo tema este ano é “No Trânsito, Escolha a Vida”. As ações organizadas pelo IMTT têm por finalidade conscientizar para um trânsito mais seguro. (leia mais abaixo)
A aposentada Maria do Carmo Barroso foi uma das usuárias abordadas na Blitz Educativa no cruzamento da Rua Saldanha Marinho com a Rua Marechal Floriano (antiga Rua do Ouvidor). Ela recebeu das mãos de um agente panfleto com dicas de segurança, como respeitar os limites de velocidade, nunca utilizar o celular enquanto dirige e tolerância zero quando o assunto é bebida alcoólica e volante. “O trânsito mais tranquilo só depende de cada um de nós. O importante são todos abraçarem esta causa como regra para a vida”, disse Maria do Carmo.(leia mais abaixo)
Segundo a engenheira Bruna Gonçalves, “campanha como esta é sempre importante, mas que este alerta deve ser observado todos os dias, pois estamos nas ruas e avenidas da cidade transitando para ir para o trabalho, para ir ao médico. Isso significa que estamos expostos todos os dias. Os cuidados são necessários e salvam vidas”, ressaltou.(leia mais abaixo)
O presidente do IMTT, Nelson Godá, esclareceu que o trânsito é uma responsabilidade dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “Estaremos neste mês de maio em vários pontos da cidade levando conscientização e um alerta para os usuários do trânsito para que escolham sempre um trânsito seguro”, disse.(leia mais abaixo)
Nelson lembrou da nova lei 14.562/2023, já em vigor, que torna inafiançável dirigir veículos em geral sem placa ou com adulterações de chassi, assim como reboques automotores elétricos e híbridos, situação que anteriormente o Código Penal não previa, com pena de reclusão de quatro a oito anos e multa. “Este foi mais um indicativo que o IMTT coibiu e continuará coibindo”, afirmou o presidente.(leia mais abaixo)
Confira AQUI toda a programação da Campanha Maio Amarelo em Campos.