Com duas blitzen no Centro da cidade, a Prefeitura de Campos dá início, no próximo dia 6 (segunda-feira), à campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a população sobre o número de feridos em acidentes de trânsito. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, as ações especiais foram montadas pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) com apoio da Guarda Civil Municipal. Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são atualmente a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos. Por determinação do prefeito Rafael Diniz, para auxiliar na luta em prol da diminuição dos índices, a campanha será ampliada e terá ações ao longo do ano.
O Maio Amarelo complementa as ações já realizadas diariamente na cidade, através do programa Agentes Educadores de Trânsito, criado ano passado. Mas ainda é necessário garantir a atenção dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres quanto ao respeito às leis de trânsito, como reforça o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.
— Ao longo do mês, serão realizadas abordagens com motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres em 24 pontos diferentes da cidade, inclusive em distritos, nas áreas com mais fluxo, como avenidas e cruzamentos. A campanha é importante para reforçar o que já fazemos todos os dias, uma vez que temos em ação na cidade desde o ano passado um programa inovador de educação, que são os agentes educadores — detalhou Felipe.
Neste dia 6, as ações começam ao meio-dia e vão até as 14h no cruzamento entre a rua José Alves de Azevedo (beira-valão) e avenida 28 de Março. O segundo turno começa às 17h e vai até as 19h no cruzamento da avenida Alberto Torres com a rua Dr. Hélion Póvoa. Os agentes, com apoio da Guarda Civil, distribuirão material informativo, lixeirinhas para carro e vão tirar dúvidas da população.
— E para atender uma orientação do prefeito Rafael Diniz, vamos ampliar a campanha do Maio Amarelo para além do mês, realizando ações ao longo do ano de 2019. Agora em 2019, apenas em janeiro, 480 pessoas deram entrada na Emergência do Hospital Ferreira Machado vítimas de algum tipo de acidente no trânsito. Esperamos que os alertas que faremos nas nossas ruas e avenidas possam ser lembrados pelos motoristas em qualquer local, como em rodovias federais ou estaduais — reforça.
Em 2018, 5.597 deram entrada no Hospital Ferreira Machado vítimas de acidentes de trânsito.