Câmara Municipal promove ato cívico nesta sexta-feira

sexta-feira, 15 de novembro de 2013   –     Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas

Vereadores e outras autoridades vão celebrar a importância da Proclamação da República

Câmara fachadaA Proclamação da República não passará em brancas nuvens em Campos. A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores programou para esta sexta-feira (15) a realização de um ato cívico para marcar a data, a partir de 9 horas, diante das escadarias do Palácio Nilo Peçanha.

A programação solene inclui o hasteamento das bandeiras do Município, do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mercosul, assim como a execução do Hino Nacional e de Campos e discursos das autoridades civis e militares presentes.
“Será uma cerimônia simples, mas suficiente para marcar a data que tem um simbolismo para nós, brasileiros, que não pode cair no esquecimento. Foi momento de grande significado, já que a partir dali foram criadas condições para que fossem implementadas os ideais republicanos e algumas reformas importantes como a implantação de um Estado laico, com a separação entre o Estado e a Igreja”, disse o presidente da Câmara, Edson Batista. 

O chefe do Legislativo acrescentou ainda que a Câmara cumpre assim uma missão cidadã em resgatar o valor de movimentos importantes e vultos históricos da nossa República, sobretudo para o conhecimento das novas gerações. “Nós aqui em Campos tivemos notáveis figuras que lutaram pela causa republicana, entre eles o próprio Nilo Peçanha, que dá nome a este prédio que hoje sedia o Poder Legislativo”, lembrou.

Para a celebração da data, foram convidados vereadores, representantes do 56º Batalhão de Infantaria, do 8º Batalhão da Polícia Militar, do 5º Grupamento de Incêndio, da guarda Civil Municipal, secretários municipais e a prefeita Rosinha Garotinho.