Boletim de acidente de trânsito será feito pela Internet

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 (Foto: Campos 24 Horas – arq.)

No Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Militar não faz mais o registro de acidente sem vítima 
desde novembro do ano passado

acidente 0312 1Motoristas que se envolverem em acidentes no Estado do Rio de Janeiro poderão fazer o registro da ocorrência pela internet. A partir da próxima sexta-feira, dia 21,  a nova ferramenta promete facilitar a vida dos que se envolverem em acidentes de trânsito sem vítimas.

A tecnologia é inédita no país e pretende dar agilidade à confecção do Boletim de Registro de Acidente de Trânsito (Brat). Será uma alternativa para que o condutor não precise se deslocar até um batalhão ou cabine da polícia, como é feito atualmente.

A novidade foi desenvolvida por técnicos e peritos na área digital, e apresentada ontem em um encontro de especialistas na área de seguros. A página digital vai entrar no ar já nesta sexta-feira.

O motorista que se envolver em uma colisão poderá acessar o link através do site da Polícia Militar (policiamilitar.rj.gov.br). Lá, ele vai fazer seu próprio Brat, inserindo seus dados no sistema e fornecer informações sobre a colisão e fotografias dos veículos batidos. O cadastro ficará num banco de dados e vai gerar um protocolo para que o condutor acione a sua seguradora, se for o caso.

PM não vai mais ao local

Desde novembro do ano passado, a PM não faz mais o registro de acidente sem vítima no local, cabendo aos envolvidos na batida produzir provas (fotografias, vídeos ou testemunhas) e registrar o fato em um batalhão ou cabine da PM próxima. A medida gerou polêmica entre motoristas.