Após perda de posse pelo Bioparque, Ibama tenta encontrar destino para girafas importadas da África

Já se completou três anos da chegada da chegada ao Brasil de um grupo de girafas, importadas da África do Sul pelo Bioparque do Rio de Janeiro. Originalmente eram 18 indivíduos, mas três morreram durante uma fuga. Houve o óbito ainda de um quarto animal, resultado de um distúrbio alimentar. O caso, que se transformou em um escândalo nacional, envolvendo ilegalidades no processo de importação, se arrasta na justiça desde 2022. O que se busca é um destino para as 14 sobreviventes, que se encontram até hoje no Resort Safari Portobello, em Mangaratiba, no sul do estado. (Leia mais abaixo)

Nos últimos dias circularam várias notícias sobre uma nova determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o destino das girafas. Todavia, segundo nota de esclarecimento divulgada pelo órgão, ainda não há nenhuma novidade, mas apenas o que já havia sido estabelecido por um relatório elaborado pelo corpo técnico em agosto, que discutia diversas possibilidades.(Leia mais abaixo)

No texto, o Ibama informa que foi aplicada uma multa ao Bioparque, sem citar o valor, e que o zoológico perdeu a posse dos animais. Eles continuam em Mangaratiba, entretanto, servidores do instituto fazem visitas “sazonais” lá para verificar seu bem-estar.(Leia mais abaixo)

Sobre o destino final das girafas, a situação é mais complicada. Todos são animais adultos, medindo cerca de quatro metros de altura, o que torna ainda mais difícil o transporte deles – sempre uma situação de estresse, para qualquer espécie de animal.