Campos mantém quatro postos de vacinação contra a Covid-19 para adultos acima de 18 anos, nesta quarta-feira (12). São eles: Fundação Municipal de Esportes (FSM), antiga AABB, e Quiosque da Rodoviária Roberto Silveira, das 9h às 16h. Na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h30 às 17h e na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Saldanha Marinho, das 11h às 20h. Em todos os locais o atendimento é por livre demanda e podem ser feitas da 1ª e 4ª dose.(leia mais abaixo)
A 1ª dose será aplicada para todas as pessoas com 18 anos ou mais. Já a 2ª dose será aplicada para quem iniciou a vacinação com AstraZeneca há dois meses ou mais. Já às pessoas com idade superior a 18 anos que receberam a Pfizer, há 30 dias, a 2ª dose será o imunizante que estiver disponível. O mesmo ocorre com quem recebeu Coronavac há 28 dias.(leia mais abaixo)
Os adolescentes (12 a 17 anos), gestantes e puérperas, devem aguardar a chegada da Pfizer e Coronavac para dar continuidade a vacinação, pois só podem receber esses imunizantes.(leia mais abaixo)
Quem recebeu a dose única da Janssen, o intervalo para tomar a 2ª dose também é de dois meses. Seguindo a nota técnica nº 192/2022 do Ministério da Saúde, o reforço será feito com o imunizante que estiver disponível.(leia mais abaixo)
Também está mantida a aplicação do 1º reforço, ou seja, a 3ª dose, para as pessoas acima de 18 anos. O intervalo é de quatro meses ou mais, independentemente de ter recebido Pfizer, Astrazeneca, Coronavac ou Janssen na 2ª dose.(leia mais abaixo)
O 2º reforço, equivalente à 4ª dose, é aplicado para todas as pessoas acima de 18 anos, incluindo aquelas que iniciaram o esquema vacinal primário com a dose única da Janssen. O intervalo é de quatro meses entre uma dose e outra.(leia mais abaixo)
No ato da vacinação, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Já as gestantes devem levar o cartão pré-natal e declaração médica. Para receber a 2ª, 3ª e 4ª se faz necessário apresentar também o cartão de vacina contra a Covid-19, além de documento com foto, CPF e comprovante de residência.(leia mais abaixo)
Os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria. Já os imunocomprometidos precisam apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição.