O coordenador do governo de transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira novos nomes do grupo de trabalho. Entre eles há o deputado federal André Janones (Avante-MG), que integrará a equipe de comunicação; o advogado Cristiano Zanin, que representa o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em praticamente todos processos a que ele responde na Justiça; assim como o ex-chanceler do governo de Michel Temer, o tucano Aloysio Nunes Ferreira, para o núcleo de Relações Exteriores. (leia mais abaixo)
Ao todo, foram anunciados 162 nomes, dos quais oito são ex-ministros, para 16 grupos técnicos: Agriculta; Ciência, Tecnologia e Inovações; Comunicação Social; Desenvolvimento Agrário; Desenvolvimento Regional; Justiça e Segurança Pública; Meio Ambiente; Minas e Energia; Pesca; Povos Originários; Previdência Social; Relações Exteriores; Saúde; Trabalho; Transparência, Integridade e Controle; e Turismo. (leia mais abaixo)
Alckmin afirmou que irá convidar os representantes de “todas as polícias” para participar das reuniões sobre a montagem do ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele anunciou 17 novos integrantes para essa área, com predomínio de advogados, parlamentares e cientistas políticos. (leia mais abaixo)
— Constituída a coordenadoria, todas as polícias serão chamadas a participar — afirmou Alckmin, listando as Polícias Federal e Rodoviária Federal, as Polícias Militar e Civil e as Guardas Municipais. (leia mais abaixo)
No início de sua decçlaração, Alckmin pontuou que os temas Justiça e Segurança Pública “estão juntos nesse grupos de trabalho”. A ponderação é um indicativo de que o Ministério deve manter a atual estrutura. Durante a campanha, Lula prometeu criar uma pasta exclusiva para a segurança pública, que é bandeira antiga da bancada da bala e representantes das polícias. (leia mais abaixo)
Alckmin também anunciou mais dois nomes que trabalharão com a futura primeira-dama, Janja, na organização da cerimônia de posse, que acontecerá em 1º de janeiro: Gleide Andrade (Coordenação de Posse) e Fernando Igreja (Cerimonial da Transição).
Para fazer um aceno ao mercado, o vice-presidente eleito aproveitou a ocasião para dizer que o terceiro mandato de Lula “não será um governo gastador”. (leia mais abaixo)
— A marca do presidente Lula foi a responsabilidade fiscal nos seus dois mandatos. Não vai ser governo gastador. Mas você precisa ter um mínimo para manter a rede de proteção social, ainda mais nesse momento de crise, e, do outro lado, o funcionamento do Estado”. (leia mais abaixo)
Apesar da fala, o vice-presidente afirmou que a “questão da ancoragem fiscal” – a origem do dinheiro da PEC de transição – só deve ser debatida posteriormente. — Não vai ser neste momento — disse. (leia mais abaixo)
Leia a lista dos nomeados nesta quarta-feira: (leia mais abaixo)
Agricultura
Carlos Fávaro
Evandro Bucci
Katia Abreu
Jonival
Luís Carlos Guedes
Neri Geller
Silvio Crestana
Tatiana de Abreu Sá
Ciência
Alexandre Navarro
André Leandro Magalhaes
Celso Pansera
Ildeu de Castro Moreira
Ila Vieira
Iraneide Soares da Silva
Glaucius Oliva
Leone Andrade
Luís Manuel Rebelo Fernandes
Luiz Antonio Elias
Ricardo Galvão
Sergio Machado Rezende
Comunicação Social
André Janones
Antonia Pellegrino
Flavio Silva Gonçalves
Florestan Fernandes Junior
Helena Chagas
Hélio Doyle
João Branco
Laurindo Leal filho
Manuela D’Ávila
Octávio Costa
Teresa Cruvinel
Viviane Ferreira
Desenvolvimento agrário
Celia Watanabe
Elisângela Araujo
Givanilson da Silva
João Grandão
José Josivaldo Oliveira
Luiz Henrique Gomes de Moura
Maria Josana de Lima Oliveira
Miguel Rossetto
Pedro Uczai
Robervone Nascimento
Vanderley Ziger
Desenvolvimento Regional
Camilo Santana
Helder Barbalho
Jonas Paulo Neres
Otto Alencar
Randolfe Rodrigues
Raimunda Monteiro
Tânia Bacelar
Justiça e Segurança Pública
Andrei Passos Rodrigues
Camila Nunes
Carol Proner
Cristiano Zanin
Flavio Dino
Gabriel Sampaio
Jacqueline Sinhoretto
Márcio Elias Rosa
Marco Aurélio Carvalho
Marivaldo Pereira
Marta Machado
Omar Aziz
Paulo Teixeira
Pierpaolo Bottini
Sheila Carvalho
Tamires Gomes Sampaio
Wadih Damous
Meio Ambiente
Carlos Minc
Izabella Teixeira
Jorge Viana
José Carlos da Lima Costa
Marilene Correia da Silva Freitas
Marina Silva
Pedro Ivo
Silvana Vitorassi
Minas e Energia
Anderson Adauto
Davi Barcelar
Fernando Ferro
Gilles Azevedo
Guto Quintella
Ícaro Chaves
Jean Paul Prates
Magda Chateaubriand
Maurício Tolmasquim
Nelson Hubner
Robson Formica
William Lozac’h
Pesca
Altemir Gregolin
Antônia do Socorro
Carlos Alberto da Silva Leão
Carlos Alberto Pinto dos Santos
Cristiano Ramalho
Ederson Pinto da Silva
Flavia Lucena
João Felipe Nogueira
Povos Originários
Benki Ashaninka
Celia Xakriabá
Davi Yanomami
João Pedro Gonçalves da Costa
Joênia Wapichana
Juliana Cardoso
Márcio Meira
Marivelton Boré
Sonia Guajajara
Tapi Yawalapiti
Previdência
Alessandro Antonio Stefanutto
Eduardo Fagnani
Fabiano Silva
Jane Berwanger
José Pimentel
Luís Antônio Adriano da Silva
Relações exteriores
Aloysio Nunes Ferreira
Audo Faleiro
Celso Amorim
Cristóvam Buarque
Monica Valente
Pedro Abramoway
Romênio Pereira
Saúde
Alexandre Padilha
Arthur Chioro
Humberto Costa
José Gomes Temporão
Fernando Zasso Pigatto
Lucia Souto
Ludhmila Hajjar
Maria do Socorro de Souza
Miguel Srougi
Nísia Trindade
Regina Fátima Feio Barroso
Roberto Kalil Filho
Trabalho
Adilson Araújo
André Calixtre
Clemente Gantz Lucio
Fausto Augusto Júnior
Laís Abramo
Miguel Torres
Patrícia Vieira Trópia
Ricardo Patah
Sandra Brandão
Sergio Nobre
Transparência
Ailton Cardoso
Cláudia Aparecida Trindade
Cléucio Santos Nunes
Eugenio Aragão
Jorge Messias
Juliano José Breda
Luís Augusto Fraga Navarro de Britto Filho
Luiz Carlos Rocha
Manoel Caetano Ferreira Filho
Mauro Menezes
Paulo Câmara
Vania Viera
Turismo
Arialdo Pinho
Carina Câmara
Luiz Barreto
Marcelo Freixo
Veneziano Vital do Rego
Marta Suplicy
Orsine Oliveira Junior
Chieko Aoki
Posse
Gleide Andrade
Cerimonial da Transição
Fernando Igreja
Outros anúncios
No início da semana, foram anunciados 61 nomes, sendo 26 mulheres, para sete grupos temáticos, incluindo os da educação, cultura e esportes. Entre os nomes, estava o da ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, que morreu na manhã desta quinta-feira. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte da atleta e a chamou de “referência”.
Na semana passada, foram anunciados 36 nomes para compor o grupo de trabalho da transição para as áreas de Comunicações; Direitos Humanos; Igualdade Racial; Planejamento, Orçamento e Gestão; Indústria Comércio e Serviço; Pequenas Empresas; e Mulheres. Nesta leva, cinco ex-ministros de governos petistas foram indicados: Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Comunicações), Eleonora Menicucci (Mulheres), Nilma Lino Gomes (Direitos Humanos e Igualdade Racial) e Maria do Rosário (Direitos Humanos). (leia mais abaixo)
A transição é apoiada em três coordenações principais: Administrativa e Jurídica, sob comando de Pesaro (PSB); Relações Institucionais, comandada por Gleisi Hoffmann; e Programa de Governo e Núcleos Temáticos, que ficou com Aloizio Mercadante. Alckmin, por sua vez, é responsável pela coordenação geral da transição. (leia mais abaixo)
Para auxiliar Alckmin, atuam o ex-governador de São Paulo Márcio França e o prefeito de Recife, João Campos, ambos do PSB. A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, coordena a organização de posse de Lula, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB), está à frente da Assistência Social. (leia mais abaixo) (leia mais abaixo)
No início da semana, Alckmin também anunciou nomes na área da economia: André Lara Resende, Pérsio Arida, Nelson Barbosa e Guilherme Mello. Guilherme Boulos (PSOL) foi alocado na área de Cidades e José Henrique Paim, na educação.
Na quarta-feira, o senador Humberto Costa (PT-PE) anunciou pelas redes sociais que integraria a equipe responsável pela área da Saúde junto com o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), e os ex-ministros José Gomes Temporão e Arthur Chioro. O médio David Uip também foi anunciado como integrante do time, mas recusou o convite.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Extra