Em uma postagem nas redes sociais nesta segunda-feira (15), o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), chamou atenção dos campistas que participaram de aglomerações nas praias durante este período de carnaval. “Praias lotadas em toda região é igual a lotação de leitos em breve. Por mais que o poder público faça a sua parte na fiscalização, é impossível sem a colaboração do cidadão. Vivemos em sociedade e a conta é de todos nós. Depois não adianta reclamar dos governantes. Sossega o facho aí”, advertiu o prefeito.
Pouco adiantou a instalação de barreiras sanitárias pelas prefeituras de Campos e São João da Barra para filtrar a entrada de veranistas nas praias dos dois municípios a fim de conter as aglomerações e a proliferação do novo coronavírus. (Leia mais abaixo)
Nas redes sociais, banhistas mostram imagens de praias lotadas em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, especialmente Santa Clara e Guaxindiba, onde no último domingo multidões se reuniram para curtir a noite em frente a bares e ao lado de carros de som.
A praia do Farol de São Thomé registrou pontos de aglomeração no sábado (13) e domingo (14), principalmente na orla. Oito eventos de carnaval foram encerrados e quatro quiosques no Farol foram notificados por descumprirem o decreto de combate à Covid-19, segundo a Subsecretaria de Posturas.
As ações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, GCM (Guarda Civil Municipal) e a Polícia Militar (PM), mostram os números contabilizados de sexta (08) até este domingo (15). Os eventos aconteciam em uma casa, dois bares e em outros cinco locais fechados. As festas foram encerradas e os responsáveis foram notificados.
Seguindo as ações, outros quatro quiosques na orla foram notificados por descumprirem o decreto, mantendo aglomerações nos locais. O acesso a praia do Farol e Lagoa de Cima nas sextas, sábados e domingos será autorizado somente para moradores mediante comprovante de residência ou visitantes que apresentarem teste para o Covid negativo nos últimos 14 dias.
Em São João da Barra, de sexta-feira a domingo, 14 festas foram interrompidas, houve registro de 62 notificações de veículos, 46 por som alto e 16 por tráfego na faixa de areia. As ações adotadas de combate ao coronavírus foram das equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. (Leia mais abaixo)