VII Conferência Municipal de Cultura de Campos: inscrições abertas

Na ocasião será realizada eleição para composição de conselheiros representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura (Comcultura).




03/03/2021, 11h02, Foto: Divulgação.

Estão abertas as inscrições para VII Conferência Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes. Este ano o evento acontecerá de forma virtual, no próximo dia 20. Na ocasião, como previsto no regimento do Conselho Municipal de Cultura de Campos (Comcultura), haverá a alternância da sua presidência, que passará a ser gerida pelo poder público. As inscrições são gratuitas, realizadas pelo site: https://comculturacampos.wordpress.com/


Podem se inscrever representantes da cultura em três categorias: eleitores e/ou candidatos, ou somente como observadores. Candidatos, podem se inscrever até o próximo domingo (7). O prazo para os eleitores e observadores será até o dia 14 de março. No ato da inscrição é fundamental que o interessado escolha uma das Câmaras Temáticas da qual deseja participar e anexe um documento de identificação pessoal e seu comprovante de residência no município. Para maiores informações, sugere-se a leitura do edital disponível em:  www.campos.rj.gov.br/arquivos/DO/2021/Mar/DiarioOficialEletronicoEdicao-793.pdf


A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, que assumirá a presidência do Comcultura durante a VII Conferência, destaca a importância do evento. “A Conferência Municipal de Cultura e o Comcultura são espaços de participação social que garantem políticas públicas democráticas para a cultura do município de Campos dos Goytacazes. Aguardamos as inscrições da comunidade, fazedores e trabalhadores da cultura de nosso município”, enfatiza.


A Conferência também será marcada pela eleição para escolha de 12 representantes da sociedade civil, para o Comcultura, para o período de março de 2021 a março de 2023. O Comcultura é um órgão paritário, sendo constituído por 24 conselheiros e, deste total, 12 representantes da sociedade civil serão eleitos, cada qual com um suplente, para as seguintes cadeiras: Artes Urbanas; Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Popular; Coletivos Culturais; Dança; Gestão Cultural; Instituições de Ensino Superior; Literatura; Música; Patrimônio Histórico e Teatro.


Os 12 representantes do poder público e seus suplentes são indicações do poder público, com as seguintes representações: Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Sistema Municipal de Cultura, Sistema Municipal de Bibliotecas, Arquivo Público Municipal "Waldir Pinto de Carvalho", Teatro Trianon, Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Procuradoria Geral do Município e Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.


Histórico do Conselho – Criado em 1973, o Conselho Municipal de Cultura de Campos teve, como primeiro presidente, o jornalista Oswaldo Lima. Em 2006, após a Conferência Nacional de Cultura, os conselhos municipais foram reativados e, na referida ocasião, Campos reativou o órgão, com nome de Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes, com nova estrutura, passando a ser paritário, consultivo e deliberativo. Por fim, em 2019, foi eleito, pela primeira vez, para a sua presidência, um membro da sociedade civil, o professor historiador Marcelo Sampaio, de acordo com seu regimento amplamente discutido pelos conselheiros atuais.