'Veranico' começa nesta quarta com calor fora de época

Fenômeno deve elevar temperaturas até o fim de semana em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá, que terão tardes quentes e ar seco


  • 20/08/2025, 09h26, Foto: Divulgação.

A atuação de uma massa de ar seco sobre grande parte do Brasil vai marcar esta quarta-feira (20), dando início a um período de "veranico" que deve se estender por vários estados e elevar as temperaturas no país.

ENTENDA: Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor. (Leia mais abaixo)

De acordo com os meteorologistas, a expectativa é de que essa condição dure até o início da próxima semana, e que o calor aumente especialmente entre sexta (22) e sábado (23).

César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que essa condição é relativamente comum em alguns períodos do inverno.

"A presença dessa grande massa de ar seco nas áreas centrais do Brasil é uma situação relativamente comum em alguns períodos do inverno. E na condição atual que nós temos, essa massa de ar seco também faz com que a gente tenha temperaturas mais altas, bastante calor", destaca.

Em São Paulo (SP), por causa do fenômeno, os termômetros devem chegar a 30 °C já nesta quarta, com previsão de pancadas rápidas de chuva à tarde, mas nada que alivie a sensação de abafamento.

Até o sábado, a capital paulista deve registrar máximas de até 33 °C, segundo a Climatempo. (Leia mais abaixo)

O Rio de Janeiro (RJ) também sentirá o efeito do "veranico": nesta quarta, a máxima fica em 31 °C, mas sobe para 34 °C na quinta-feira, com sol forte e praias lotadas.

Em Belo Horizonte (MG), o calor cresce gradualmente, com previsão de 27 °C a 29 °C entre quarta e sexta, sempre sob céu limpo.

Até quando vai o veranico? De acordo com os meteorologistas, a tendência é que o veranico se prolongue até o início da próxima semana.

O pico do calor deve ocorrer entre sexta (22) e sábado (23), quando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Belo Horizonte terão tardes ensolaradas e temperaturas bem acima do normal para agosto.

No domingo (24), porém, uma nova massa de ar frio deve avançar pelo Sul e chegar ao Sudeste, trazendo alívio para áreas que passaram a semana sob temperaturas elevadas. (Leia mais abaixo)

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, a expectativa é de queda nas máximas já no início da próxima semana.

Fonte: g1



fique bem informado