
Tomar café tornou-se um habito muito frequente dentre os brasileiros. Seja ele quente, frio, forte ou fraco a bebida é a opção número um. Várias pesquisas comprovaram que os amantes da cafeína recebem benefícios para a sua saúde tais como: redução da mortalidade e a proteção do cérebro contra a demência. Porém, embora o café traga benefícios aos seus usuários é preciso tomar cuidado e evitar ingerir a bebida com o estômago vazio.
Segundo dados de uma pesquisa publicada pela Reader’s Digest, uma revista americana, a pratica de ingerir cafeína com o estômago vazio pode prejudicar o sistema digestivo, pois quando o café entra no organismo e chega ao estômago ele produz ácidos estomacais que podem danificar as paredes do órgão o que vai causar a indigestão e a azia.
Outro ponto que a ingestão da bebida causa ao ser ingerida de estômago vazio é a alteração de todo o ciclo circardiano do corpo. Desta forma, o relógio biológico vai deixar de funcionar de formar eficaz, por causa da alteração nos níveis de cortisol, um hormônio que faz com que o corpo receba o alerta para acordar e acordar com energia.
Embora pareça ser contraditório, o café ingerido de forma errada pode provocar o atraso do funcionamento biológico do corpo, já que há indícios que comprovem que a bebida acorda o corpo humano.