O primeiro sinal da fumaça da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8) foi branco. A densa fumaça preta só veio instantes depois. O sinal confundiu o social media do Vaticano, que chegou a postar em suas redes sociais que a fumaça era, na verdade, branca. (Veja a imagem acima) (Leia mais abaixo)
Ao final da votação, se a fumaça é preta, o novo papa não foi escolhido. Se é branca, significa que os cardeais chegaram a um nome.
Os 133 cardeais estavam reunidos na Capela Sistina para o segundo dia de votação para a escolha de um novo papa. Às 11h51, no horário de Roma, a fumaça começou a sair da chaminé. Nos primeiros segundos, ela parecia esbranquiçada, mas logo se transformou em uma densa nuvem preta. (Leia mais abaixo)
O sinal, no entanto, confundiu até mesmo o social media do vaticano, que publicou na conta oficial do Vaticano no X, antigo Twitter, que a fumaça era branca. Com isso, já teríamos um novo papa -- o que não aconteceu.
Depois da fumaça preta que anunciou que ainda não havia um novo nome, a fumaça também voltou a ficar branca. Câmeras de transmissão ao vivo que acompanhavam a Praça São Pedro registraram a movimentação de freiras ao perceberem que a fumaça estava branca. (Leia mais abaixo)
O que acontece agora?
Hoje, os cardeais ainda devem se reunir duas vezes na Capela Sistina: (Leia mais abaixo)
Fonte: g1