A Secretaria Municipal de Saúde amplia, a partir desta quarta-feira (19), a imunização de pessoas com comorbidades e, como isso, podem ser vacinados munícipes com 50 anos ou mais. A vacinação foi dividida por grupos e locais para imunização conforme descrito abaixo, sempre das 9h às 15h. A vacinação das gestantes de alto risco e puérperas (até 45 dias após o parto) será retomada também nesta quarta-feira (19).
As pessoas assistidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) serão vacinadas nas próprias Unidades Básica de Saúde da Família (UBSF) onde já fazem atendimento de rotina, independente da comorbidade. Para receber a vacina devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. (Leia mais abaixo)
Os assistidos nos programas Pé Diabético e Hiperdia com idade entre 50 e 59 anos serão vacinados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além do documento com foto, CPF e comprovante de residência, também devem apresentar cartão de atendimento ou declaração do coordenador do programa. Já os do Programa de Assistência a Pacientes com Asma e Rinite (Proapar), também com idade entre 50 e 59 anos, devem apresentar junto com os documentos pessoais, algum receituário específico do programa.
Ainda na Secretaria Municipal de Saúde serão vacinados os portadores de doenças autoimunes e colagenose do Hospital Álvaro Alvim, com idade entre 50 e 59 anos que além dos documentos pessoais devem apresentar o cartão de consulta do ambulatório.
Pacientes oncológicos com idade entre 50 e 59 anos que não estejam em quimioterapia ou radioterapia também serão vacinados. O local é a antiga AABB (Fundação Municipal de Esportes) e no drive thru do Boulevard Shopping. Para receber a vacina, estes pacientes devem apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e o cartão das Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
Já as pessoas com Anemia Falciforme e hemoglobinopatias, a vacina será aplicada no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Guarus. Para esses dois grupos a idade mínima é de 18 anos. No local haverá uma listagem com os nomes dos pacientes que devem apresentar apenas documento com foto, CPF e comprovante de residência.
O portador de síndrome de down com idade acima de 18 anos deve comparecer em qualquer um dos postos de vacinação com documento com foto, CPF e comprovante de residência que será imunizado. (Leia mais abaixo)
Para as pessoas com comorbidades atendidas na rede privada, com idade entre 50 e 59 anos será preciso apresentar o laudo, cujo modelo deve ser baixado no Portal da Prefeitura (AQUI), preenchido e carimbado pelo médico, junto com os documentos pessoais e comprovante de residência em um dos postos de vacinação.
Retomada Gestantes e Puérperas Seguindo a orientação da Secretaria de estado de Saúde (SES), a vacinação das gestantes de alto risco e puérperas (até 45 dias após o parto) será retomada também nesta quarta-feira (19). Esse grupo será imunizado com a vacina CoronaVac no ambulatório do Hospital Plantadores de Cana (HPC) e o Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTA), situado na Rua Gil de Góis, nº 126, Centro. Para receber a vacina deve comparecer a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso das gestantes devem apresentar também o cartão pré-natal.