Seis pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta quarta-feira (30) em uma residência na rua Fernando Pessoa, no Parque Rio Branco, em Guarus, Campos, a partir de uma denúncia que mencionava o comércio ilegal de aves.
Cumprindo ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, policiais militares foram ao local, onde após ciência sobre a denúncia, o morador autorizou a fiscalização dos agentes, sendo encontrados três coleiros e três canários da terra e um alçapão. (Leia mais abaixo)
Quando questionado pelos agentes a respeito das documentações necessárias, o proprietário dos animais informou não possuir e que, só tinha as aves porque gostava de criar.
Diante dos fatos, a equipe procedeu à 146ª DP/Guarus, onde a ocorrência foi registrada.
Todos os pássaros foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão reintroduzidos ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).