segunda-feira, 26 de agosto de 2013 - Foto: Arquivo
Evento acontece de 2 a 9 de setembro. Interessados devem se inscrever até dia 30 (Leia mais abaixo)
Estão abertas até 30/08 as inscrições para a 9ª Semana do Produtor Rural da UENF (Seprodur), que será realizada de 02 a 09/09 na Universidade. A Seprodur vai oferecer um total de 55 cursos, nos mais variados temas. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), das 9h às 12h e das 14h30 às 17h. A taxa de inscrição, no valor de R$ 10 (dez reais), dá direito a até três cursos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2739-7192 ou do email [email protected]
Confira a grade de cursos que serão oferecidos durante a 9ª Seprodur.
Um dos cursos oferecidos é “Sistema de Produção do Açaí”, organizado por professores e pesquisadores do Laboratório de Fitotecnia (LFIT) da UENF — Almy Junior, Aurilena de Aviz Silva e Mírian Peixoto. O curso vai abordar os aspectos gerais da cultura do açaizeiro, assim como sua importância econômica, mercado e comercialização, ambiente edafoclimático, métodos de controle, colheita e pós-colheita.
Esta é a primeira vez que o tema será abordado na Seprodur. O açaizeiro, uma palmeira nativa da Amazônia, destaca-se pela produção de um importante alimento para as populações locais e por ser a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil. Na região Norte Fluminense, o consumo do açaí tem crescido muito nos últimos anos. Além disso, o cultivo da planta tem sido fonte de renda e emprego para quem vive do extrativismo.