sexta-feira, 28 de novembro de 2014 - Foto: Getty Images

O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz) acaba de obter o registro de um medicamento inovador contra a tuberculose, o 4 x 1 - assim chamado por reunir quatro princípios ativos em um único comprimido: rifampicina+isoniazida+pirazinamida+etambutol (respectivamente nas concentrações de 150 mg +75 mg +400 mg +275 mg).
O deferimento foi concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo o portal da Fiocruz.
O medicamento permitirá melhor adesão e, consequentemente, a redução das taxas de abandono do tratamento. O Brasil registrou 71.123 novos casos da doença somente no ano passado.
A formulação em dose fixa combinada é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a forma mais eficaz de combate à tuberculose.
Este tipo de terapia reduz o número de comprimidos que devem ser tomados pelos pacientes diariamente, facilitando a adesão ao tratamento.
Os comprimidos do 4 x 1 devem ser ministrados em dose única diária, que depende do protocolo indicado para cada caso. O tratamento é longo, leva no mínimo seis meses, e é grande o número de pacientes que o abandonam.
A fabricação do remédio pelo Farmanguinhos será possível graças a uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o laboratório indiano Lupin, celebrada no ano de 2010.
Segundo Gisele Moreira, que gerencia o projeto na Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico da unidade, ao longo de três anos, a partir da publicação do registro, o Instituto receberá gradualmente a tecnologia para a produção no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá, na zona Oeste do Rio.
Além dos benefícios de relacionados à adesão ao tratamento, a nacionalização da tecnologia do 4 x 1 vai gerar uma economia aos cofres públicos. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil gasta cerca de R$ 11 milhões por ano em ações contra a tuberculose.