O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) decidiu adiar na sessão desta quinta-feira (23) o julgamento dos embargos de declaração impetrados pelos advogados do ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) ainda por conta da Operação Chequinho, após o pedido de vistas dos desembargadores João Ziraldo Maia e Thiago Silva.
Entre outros argumentos, os advogados pediram revisão da condenação por conta da decisão em favor do ex-vereador Thiago Ferrugem que obteve uma liminar que suspendeu sua ação na referida operação, através de decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao justificar seu voto, o desembargador João Ziraldo disse que precisava de mais tempo para analisar os 22 questionamentos apresentados pela defesa de Garotinho, já que era a primeira vez que estava tendo contato com os processos.
O desembargador também admitiu que deve logo liberar seu parecer a fim de que os embargos possam entrar na pauta de julgamento da próxima sessão do TRE-RJ.
Pré-candidato ao governo estadual, Garotinho foi condenado em primeira instância no âmbito da Operação Chequinho devido a denúncias de compra de votos através do uso do programa social Cheque Cidadão. A pena foi de mais de nove anos de prisão. Depois, o TRE aumentou a pena para mais de 13 anos.