Campos 24 Horas - O cuidado e o bem-estar dos pacientes são pilares fundamentais no atendimento do Hospital São José (HSJ). Entre as enfermarias da unidade, uma cena tem se tornado frequente: o técnico de enfermagem Sérgio de Almeida, além de suas funções habituais, dedica parte do tempo para cortar os cabelos e fazer a barba dos pacientes internados.
Com mais de 20 anos de atuação na área da Saúde, Sérgio realiza esse trabalho há cerca de uma década e conta como surgiu a iniciativa. (Leia mais abaixo)
“Percebia que alguns pacientes não tinham ânimo para cortar o cabelo ou fazer a barba. Foi então que entendi que precisava ir além do tratamento convencional para oferecer um dia melhor e elevar a autoestima deles”, explicou Sérgio.
A atitude de Sérgio tem gerado reconhecimento entre familiares. Célia Roberta Silva Batista, filha do paciente José Roberto de Almeida Batista, agradeceu o gesto de cuidado.
“Chamou a atenção a dedicação, empatia e humanidade com que ele tratou meu pai. Sua paciência e bondade são notáveis. Ele consegue tornar tudo mais leve com sua calma e apoio”, afirmou Célia Roberta.
Para Sérgio, o gesto simples faz diferença no dia a dia dos internados.
“Um corte de cabelo ou uma barba feita muda o humor do paciente. Logo ele está sorrindo, brincando, conversando. A humanização é essencial no tratamento”, disse o técnico de enfermagem. (Leia mais abaixo)
A diretora de Enfermagem do HSJ, Bárbara Guimarães, destacou a importância da sensibilidade das equipes.
“Essas atitudes refletem o compromisso do Hospital São José com a humanização e a empatia no atendimento. Cada gesto de cuidado faz diferença na experiência dos pacientes e familiares. O respeito e a atenção são reflexos dos nossos valores e missão”, salientou Bárbara.
O superintendente do hospital, Dante Pinto Lucas, ressaltou que a instituição busca constantemente aprimorar o cuidado humanizado.
“O São José trabalha para oferecer um atendimento cada vez mais humano. Histórias como a do Sérgio reforçam a missão do hospital e inspiram toda a equipe”, concluiu Dante.